Decoração Clássica: história, princípios e como fazer, saiba tudo sobre esse assunto agora mesmo!

Luxo, sofisticação, beleza e harmonia, esses são alguns dos adjetivos do estilo de decoração clássica, das mais antigas que se tem conhecimento, sua origem vem dos gregos e romanos.

Justamente pela forma como o estilo clássico se apresenta, é um dos principais motivos para que ele jamais tenha saído de moda. Pode até passar por algumas transformações, ganhar novidades, perder algumas peças, mas sair do gosto das pessoas, jamais!

Está em mudança para uma nova residência? Quer entregar tudo com uma decoração luxuosa e completa? Então, hoje vamos lhe explicar todos os detalhes que envolvem a decoração no estilo clássico.

Como surgiu o estilo clássico ?

Nas suas aulas de história na escola certamente você estudou sobre a Grécia e Roma antiga, correto? Pois foi exatamente nesse mesmo período que o estilo clássico de decoração começou a ganhar a sua forma, principalmente nas construções de castelos e templos.

A decoração clássica, desde os seus primeiros instantes presente na sociedade, sempre carregou um ar sofisticado e luxuoso. Construções imponentes, grandes janelas para melhorar a ventilação, muitos objetos nobres e também a presença de peças em madeiras e mármores, esses eram alguns dos detalhes encontrados.

Você vai se interessar: Decoração de varanda: dicas simples de como transformar este ambiente

Esse modelo também esteve muito forte em castelos europeus nos séculos XVII e XVIII. Mesmo que tenha perdido fôlego em alguns momentos da história, jamais saiu do gosto da sociedade, principalmente os que buscam a sofisticação como premissa básica para compor as suas residências.

3 princípios básicos da decoração clássica

Assim como todo estilo decorativo, o modelo clássico possui alguns padrões, ou melhor, alguns princípios básicos que devem ser seguidos para compor um ambiente que carregue luxo, conforto e harmonia em todos os espaços.

Por isso, separamos uma lista que certamente lhe auxiliará na hora de colocar a decoração clássica em prática. Acompanhe:

Não pode faltar mármore e madeira

Se estamos falando de luxo, tanto o mármore quanto a madeira devem ser presenças constantes. Na cozinha, a pia pode ser com essa pedra que entrega um visual impecável quando combinada com móveis sofisticados.

Na sala, por exemplo, você pode optar por uma mesa de centro em mármore e os outros móveis em madeira nobre, mostrando toda a imponência do cômodo. O mesmo pensamento serve para os quartos e banheiros.

Móveis de luxo em todos os ambientes

No princípio anterior, falamos brevemente sobre os móveis, e eles devem mostrar a sofisticação e o luxo da residência em um rápido olhar. Para isso, você pode optar também por colunas divisórias dentro de ambientes como a sala, que façam alusão a arquitetura clássica da Grécia e Roma Antiga.

Otimize todos os espaços da sua residência: Corredor decorado: saiba como deixar esse espaço mais bonito

E, não esqueça dos lustres e espelhos, para mostrar justamente essa presença forte que o estilo clássico carrega consigo. Cristais, pratas e porcelanas são ótimos complementos.

Dê atenção especial para as paredes

Por vezes, muitas pessoas acabam por pensar mais nos móveis e objetos decorativos e esquecem de dar uma atenção especial para as paredes. O que queremos dizer é que elas são extremamente importantes para a composição do estilo clássico.

Seja com uma bela pintura ou textura de parede, ou até mesmo com presença de quadros e espelhos luxuosos, as paredes de todos os cômodos são capazes de transformar a sua residência clássica.

Decoração clássica

E, como decorar no estilo clássico ?

Depois de apresentar um pouco de história e também esses 3 princípios básicos da decoração clássica, certamente você está curioso para saber como colocar tudo em prática, não é mesmo?

Pois agora separamos algumas dicas para você transformar a sua residência com luxo, sofisticação e harmonia.

Acompanhe conosco!

Pense na iluminação

Lembra que no tópico sobre a história da decoração clássica falamos que as janelas eram pontos fortes em outros séculos? Elas ainda continuam tendo a sua importância, e hoje ganharam uma companhia capaz de auxiliar nesse momento: a luz amarela.

Combinar janelas luxuosas com grandes aberturas e lâmpadas com uma tonalidade amarela pode ser a melhor escolha para sua sala de estar e jantar. Principalmente, porque essa cor remete aos raios de sol, e deixa o ambiente incrível e bem iluminado.

Pesquise móveis de época

A ida em um antiquário, ou até mesmo em lojas que comercializam móveis de época é uma das principais tarefas na hora de fazer uma decoração clássica em sua residência.

Mesas com madeira maciça, cristaleiras de vidro e lustres antigos fazem uma combinação perfeita para a sua sala de jantar. Para o quarto, optar por uma cabeceira de cama e cômodas em madeira de demolição transformarão o seu ambiente.

E, de forma alguma, esqueça do banheiro, armários antigos combinam com banheiras luxuosas e modernas.

Una o antigo com o novo

Ao finalizar o tópico sobre móveis, comentamos que a união entre armários antigos e banheiras modernas pode dar muito certo, e esse é um dos pontos que você pode observar para colocar em prática a decoração clássica.

Mesmo adquirindo móveis em madeira maciça e que remetem a séculos passados, você pode combinar com peças tecnológicas, como televisores e aparelhos de automatização residencial.

Leia também: Pensando em reformar sua casa? Conheça 7 Estilos de Decoração para transformar seu ambiente

O estilo clássico jamais saiu de moda, ele foi se adequando, e hoje se faz valer e muito da presença de equipamentos modernos para fazer uma composição impecável.

Opte por cores neutras nas paredes

Preto, branco, bege e cinza são quatros das tonalidades mais presentes nas paredes de residências clássicas. Ainda assim, nada impede de você optar por cores diferentes, como o azul, o verde ou até mesmo o amarelo, sempre em opções mais claras e menos agressivas para o olhar.

Uma ótima opção é a pintura em Cimento Queimado, que justamente é utilizada em ambientes luxuosos e que carregam harmonia e sofisticação. Pense nisso, pois logo vamos lhe apresentar uma ótima opção.

Lembre-se: luxo sim, extravagância não

Falamos em boa parte desse artigo sobre luxo e sofisticação, só que isso não tem nenhuma relação com a extravagância. Por vezes, para fazer uma decoração clássica, menos pode ser mais.

Caso você esteja em dúvidas se suas escolhas estão sendo bem feitas, lembre-se, existem profissionais prontos para lhe auxiliar na hora de transformar um ambiente.

E caso tenha gostado desse conteúdo, não deixe de conferir também o nosso artigo completo sobre decoração de consultório!

Onde encontrar as melhores tintas para a decoração estilo clássico ?

Agora que lhe apresentamos 5 dicas imperdíveis sobre a decoração clássica, que tal receber um bônus especial?

Lembra que falamos sobre pintura, e deixamos em aberto uma opção para você? Pois chegou a hora de entregar essa surpresa. Para compor uma decoração clássica impecável, nada melhor do que utilizar o Cimento Queimado como material de pintura.

E, com a premissa básica de transformar a vida das pessoas através dessa técnica, a Decor Colors está presente no mercado com dois módulos únicos, o Cimento Queimado Cimento Queimado Rústico e o Cimento Queimado Diamantado Aveludado. Ambos os modelos contam com paletas de cores únicas e prontas para entregar o melhor.

Se estiver em dúvida sobre qual a melhor tonalidade, converse com nosso time de especialistas, apresente a sua ideia de estilo decorativo, e eles lhe ajudarão no processo!