Decoração de varanda: dicas simples de como transformar este ambiente

A varanda, ainda que possa passar despercebida em uma casa ou em um apartamento, é uma parte fundamental de qualquer imóvel. O ambiente é o primeiro local externo visualizado pelas pessoas, o que a torna tão essencial em ser bem cuidada e planejada.

Se você está com dúvidas de como decorar e mudar este espaço, este conteúdo da Decor Colors vai dar todas as direções que você precisa. E aí, vamos descobrir todas as nossas dicas? Siga na leitura que a gente conta tudo!

Como transformar sua varanda

A decoração de varanda pode ser feita de muitas formas, que dependem de diversos fatores. Tamanho, estilo, tipo de imóvel em qual se encontra, integração com outros ambientes… Várias são as possibilidades quando o assunto é este.

O importante é ter em mente o que se busca e criar um projeto que atenda às necessidades e vontades. Mudar é ótimo, mas o planejamento é essencial. A dica de ouro para o tema é procurar referências, que possam ser aplicadas no espaço.

Decoração de varanda

Para lhe ajudar nesta missão, confira a lista a seguir:

Decoração de varanda pequena

Varandas pequenas são clássicas em imóveis menores, mas nem sempre são utilizadas da forma que deveriam. Muitas vezes, inclusive, o espaço fica vazio, ou ainda é usado para acumular coisas ou comportar vasos de plantas mal cuidadas. A grande vantagem de um ambiente menor, entretanto, é a economia tida para redecorar e a rapidez para realizar obras e inclusão de novos itens.

Dica Decor Colors: a decoração de varanda pequena pode ser feita de muitas formas, dependendo do que se queira privilegiar. O lugar pode servir como cantinho pet, para descanso e leitura, com sofás de paletes, puffs e rede, receber uma aplicação de jardim vertical, ser mobiliado com mesa de centro e cadeiras. As opções são inúmeras, então, deixe a criatividade rolar solta!

Decoração de varanda de apartamento

Apartamentos, geralmente, possuem varandas, mas também regras. A depender do prédio e condomínio que esteja localizado, algumas mudanças podem não ser permitidas, e as que são aceitas precisam passar pelo crivo do detentor do edifício. Além disso, sempre se deve ter o suporte de um profissional habilitado caso reformas mais profundas sejam feitas, para que não se comprometa a estrutura do ambiente e para que tudo seja instalado com perfeição, como vidraças.

Apertamento” é coisa do passado! Leia Decoração de apartamento pequeno: como deixar o ambiente mais aconchegante?

Dica Decor Colors: as varandas de apartamentos devem ser decoradas de forma que orne com a cor externa do prédio, afinal a ideia é decorar e repaginar, e não desconfigurar ou destoar do restante da construção. Preze por um espaço que possua o que você não tem dentro do apartamento, ou no condomínio. Ou seja: se o prédio não possui espaço kids ou para pet, essas podem ser boas opções. Elementos que deem uma sensação de fuga da cidade grande também é interessante, como hortas ou uma “selva”.

Decoração de varanda simples

Uma varanda simples, como o nome diz, é um conceito de decoração minimalista, focada na praticidade, no baixo custo e muitas vezes em itens que a pessoa já tem em sua casa. Aqui, a regra é aplicar a frase “menos é mais”.

Dica Decor Colors: invista em mudança de cores, com paleta que case com a sua vontade. Se a ideia é receber pessoas, escolha tons alegres e vibrantes, para proporcionar um clima ainda maior de descontração. Se a ideia é ter um cantinho só seu, para descansar, utilize cores mais calmas. Depois dessa repaginada, inclua elementos como poltronas, guarda-sóis, mesa de centro e capriche na iluminação, com detalhes únicos, como pequenas lâmpadas de luz menos intensa.

Varanda gourmet

Neste tipo de decoração, o conforto e os momentos de confraternização são valorizados, com reformas e a inclusão de mobília propícia para a preparação de alimentos, como bancada, fogão e churrasqueira.

Ao optar por uma varanda gourmet é imprescindível que detalhes sejam considerados, como metragem, valor de investimento e possibilidade de mudanças mais profundas, como instalação de coifas e chaminés.

Dica Decor Colors: comece com algo simples, como mesa e cadeiras, e aos poucos vá adicionando elementos que caracterizem uma cozinha, com utensílios, eletrodomésticos e decoração que remeta à gastronomia, como quadros e suporte organizador.

Está gostando do conteúdo? Confira também nosso artigo completo sobre decoração de consultório!

Varanda com espaço kids

A decoração da varanda não privilegia apenas os adultos! Muitos locais não possuem espaço suficiente para comportar brinquedos, jogos e objetos lúdicos infantis, por isso uma varanda que tenha este tipo de finalidade pode ser uma ótima opção, sobretudo para apartamentos.

Dica Decor Colors: antes de qualquer coisa a segurança deve ser vista, ou seja, redes e telas de segurança ou vidraças devem ser instaladas, caso não tenha. Após essa parte inicial feita por um profissional é que a transformação começa. Inclua mesas e cadeiras compatíveis com o tamanho das crianças, forre as paredes com papel do estilo pardo (caso não queira que os pequenos desenhem nelas!) e use e abuse da criatividade, recheando o lugar com brinquedos e brincadeiras.

Varanda como extensão do living

O living é um ambiente que integra diversos espaços de uma casa ou um apartamento, como lounge e salas de estar. É um espaço que transmite aconchego e tranquilidade, servindo até mesmo como canto de leitura.

Dica Decor Colors: varanda integrada ao living é aplicável em locais grandes e pequenos. O ideal é manter a decoração já feita nos ambientes internos, afinal esse tipo de varanda é apenas um prolongamento do que já se tem. Móveis e cores do mesmo estilo são perfeitos, e a ideia é fazer do espaço algo que seja útil, elevando a metragem do espaço contemplado.

Conhecer mais dicas de decoração de varanda? Confira 20 perguntas frequentes sobre Cimento Queimado.

Decor Colors garante a decoração da sua varanda, seja como ela for

Agora que você já recebeu dicas de decoração de varanda, vamos aplicar?

Leonardo Arruda, que começou sendo lojista revendedor de tintas e marcas famosas, hoje tem sua própria fábrica de tintas e faz sucesso vendendo sua criação revolucionária, o ‘Cimento Aveludado Perolizado’.

Ele foi pioneiro na venda on-line de tintas no país e tem mais de 200 mil seguidores no Instagram e 300 mil curtidas no Facebook. Um rapaz que teve uma infância muito pobre e que hoje transformou seus sonhos