Textura de parede: conheça 11 opções para escolher

Na hora de reformar, um aspecto importante para decidir o acabamento da obra, é a textura de parede. Pode ser difícil decidir qual é a melhor opção para o seu ambiente, afinal, são vários aspectos a serem analisados. Por exemplo, a parede é interna ou externa? Qual cor combina com o restante da decoração? Qual textura vai conferir mais amplitude e conforto no meu ambiente?

As respostas para suas dúvidas sobre texturas de parede estão neste artigo especial que produzimos para te ajudar a decidir o que combina mais com a sua reforma! Seja bem-vindo ao blog da Decor Colors e boa leitura. 

Leia também: 3 Dicas Para Decorar a Parede da Sua Casa.

Quais os tipos de textura para parede?

Primeiramente, a textura de parede é uma ótima pedida para quem quer destacar o ambiente de forma sofisticada, pois pode ser feita em padronagem ou com os mais diversos efeitos. Desta forma, é importante saber quais são os tipos de textura para parede existentes e entender qual funcionará melhor para o ambiente que você quer mudar. 

1. Grafiato

O Grafiato é, provavelmente, uma das técnicas mais comuns para texturização de paredes. Para quem é fã de um estilo mais rústico, essa textura pode ser a melhor escolha para seu ambiente. 

Além de deixar as paredes mais resistentes, o Grafiato pode ser uma opção interessante para paredes internas e externas. 

Para quem se aventura nas reformas da casa e quer fazer sozinho, basta utilizar uma espátula e uma desempenadeira de PVC. Então, é só fazer movimentos sempre na mesma direção, assim você garante o aspecto arranhado característico do Grafiato. 

Leia também: Como pintar uma parede já pintada?

2. Bico de Jaca

Essa textura de parede é uma das mais utilizadas. Afinal, é muito fácil de fazer e possibilita diversos padrões de textura. Uma boa escolha para quem quer uma textura mais clássica, mas que, ao mesmo tempo, garanta um diferencial ao ambiente escolhido. 

Para fazer o Bico de Jaca na sua parede é simples: utilize uma massa granulada fina com rolo de espuma ou nylon, assim, você já vai conseguir o efeito desejado na parede. 

3. Riscado

Para quem gosta de sofisticação e quer uma textura de parede mais discreta, essa é a escolha ideal. Normalmente, a textura Pátina segue a orientação vertical e garante ao ambiente um ar moderno.

Fazer essa textura na sua parede é muito fácil, basta utilizar uma vassoura ou uma escova e repetir movimentos na vertical, num padrão, até atingir o efeito desejado. 

Leia também: Saiba como transformar um ambiente com Parede em Cimento Queimado

4. Cimento Queimado Rústico

Outro tipo de textura de parede é o Cimento Queimado Rústico, disponível em diversas cores, e oferece diversas vantagens, entre elas a versatilidade para ser usado em qualquer ambiente, interno e externo. 

Essa textura ainda une o útil ao agradável, por ser uma opção bem elegante é ideal para quem não tem muito tempo para a limpeza.  Isso porque a superfície do Cimento Queimado dificulta o acúmulo de sujeira. E tem mais, essa texturização pode ser facilmente aplicada em banheiros e cozinhas com o Kit Azulejo da Decor Colors. O Cimento Queimado Rústico na cor Rose Gold, por exemplo, está super em alta. Fica de sugestão para você que está pensando em reformar!

Leia também: Como cobrir azulejos? Principais dicas.

5. Chapiscado

O Chapiscado é outro tipo de textura de parede que costuma ser uma alternativa mais econômica. Geralmente, é utilizado em muros, mas também é possível aplicá-lo em paredes residenciais, pois consegue gerar um visual mais rústico. Ideal para paredes lisas ou finas. 

6. Ranhura

Outra opção da nossa lista, é a textura Ranhura, que também é versátil para ser aplicada em diversos ambientes e cores. Inclusive, isso inclui estilos, ou seja, a Ranhura encaixa tanto em decoração clássica quanto na decoração rústica. 

A direção das ranhuras é definida de acordo com a preferência de cada um e essa característica traz uma ideia maior de movimento ao lugar. Em geral, essa é uma textura mais visual, o que significa que é possível notar as características dela somente com o olhar. 

7. Marmorato

O Marmorato é uma textura que simula mármore. Normalmente, a texturização é feita com cores mais neutras como o cinza, branco, preto, bege, entre outros. Uma opção econômica para quem deseja ter a verdadeira pedra de mármore. Essa opção ajuda a criar um ambiente elegante e sofisticado por causa de sua aparência.

Conheça: Efeito mármore com Cimento Queimado: passo a passo.

8. Pátina

A texturização conhecida como Pátina tem o principal objetivo de deixar a parede com um aspecto antigo, envelhecido com riscos, o que combina demais com as decorações rústicas. Pode ser feito em qualquer superfície.

9. Quadriculado

O Quadriculado é uma textura de parede que traz o efeito já sugerido pelo próprio nome: efeito quadrado. Usado para criar ambientes aconchegantes, confortáveis e harmônicos. Esse estilo pode ser feito com espátula e técnicas especificas na hora de aplicar a massa para modelar.

10. Cimento Diamantado Aveludado

Muitas pessoas gostam de ter itens ou decoração com aspecto brilhante, assim como a textura Cimento Diamantado Aveludado. A ideia desse tipo de textura, é misturar brilho e pintura para que o ambiente fique mais iluminado e personalizado. Para ter essa texturização, você pode contar com a Decor Colors, pioneira no Brasil com a técnica de Cimento Queimado Aveludado.

Leia também: Cimento Queimado: 5 tipos de aplicação para inspirar.

11. Papel de Parede

Por último, uma opção possível, é apostar no papel de parede, com variedades de cores e desejos, você pode escolher e simular a textura que desejar. Possui uma grande variedade de estampas, e são práticos para serem instalados. Afinal, basta colar na superfície.  

Leia também: Decoração de consultório: dicas para acertar em cheio!

Por que optar por textura de parede?

É fato que a textura de parede pode transformar qualquer ambiente na sua casa. Além disso, muitas pessoas utilizam as texturas de parede como decoração, porque a textura é um ótimo aliado para conferir o seu estilo a sua residência. 

Tanto para quem quer fazer uma mudança mais radical, quanto para quem deseja mudar mais discretamente o estilo do seu lar, a textura de parede é uma opção fácil e prática. As texturas podem ser aplicadas por você mesmo, sem precisar contratar um especialista no assunto, mas caso opte pela contratação de um, em nossas lojas físicas é possível conseguir ótimas indicações de profissionais.

O Cimento Queimado tem se tornado a preferência dos consumidores que querem transformar o ambiente de maneira prática, também disponível na sofisticada versão cimento queimado perolizado, mas ainda tem quem prefira as tradicionais texturas!

Qual a melhor textura de parede externa?

As texturas de parede externa são escolhidas de acordo com o estilo e preferência de cada pessoa, entretanto, existem algumas opções que são normalmente mais utilizadas, entre elas, as mais populares são:

  • Grafiato
  • Ranhura 
  • Chapiscado

São texturas que envolvem técnicas que protegem as paredes e possuem mais resistência com o desgaste natural do tempo. 

#DicaDoLéo: Para pinturas externas, em paredes com texturas ou sem, a tinta Borracha Líquida é a melhor opção do mercado das tintas, pois auxilia na prevenção de possíveis infiltrações. Em resumo, é uma solução impermeabilizante que funciona como isolante térmico e acústico, além de proteger a superfície contra mofo, maresia, chuva, infiltrações e muito mais! Ideal para paredes externas, lajes e telhados diversos.

Agora que você já sabe qual é a melhor opção de textura para a sua parede está na hora de decidir de que cor pintar! Veja aqui as melhores cores de tinta para áreas externas.

Saiba mais: Borracha Líquida: rendimento, cores, onde e como aplicar.

Qual a melhor textura de parede interna?

As texturas que mais conseguem trazer um acabamento moderno e sofisticado são:

  • Cimento Queimado Aveludado
  • Cimento Queimado Rústico

Essas texturizações são bastante versáteis e trazem um ar mais elegante para os ambientes internos, além de toda a sensação de integração e aconchego, outras opções são:

  • Marmorato
  • Pátina

Mas independente da escolha, é preciso saber exatamente como aplicar textura nas paredes. Confira a seguir! 

Como aplicar textura na minha parede?

Agora que você já conhece alguns dos mais populares tipos de textura de parede, certamente, chegou a hora de colocar a mão na massa! Organize o ambiente e separe os materiais necessários para aplicação da textura na sua parede de forma simples e fácil. Confira nossas dicas para te ajudar:

1) PREPARE O AMBIENTE

Afaste os móveis do cômodo e retire objetos que possam estragar com manchas de tinta. O ideal é deixar o ambiente totalmente vazio. Lembre-se de remover tapetes e forrar o chão com jornal, assim você evitará manchas indesejadas. 

2) PREPARE A PAREDE ESCOLHIDA

Primordialmente, você precisa lixar e reparar as partes que estejam com irregularidades na sua parede. Verifique se existem partes de massa se soltando e arrume todas as imperfeições. 

3) LIMPE O LOCAL PARA APLICAR A TEXTURA DE PAREDE

Depois de lixar e nivelar a parede, não esqueça de limpar com um pano úmido. Depois disso, você já pode aplicar a primeira parte dos produtos para texturização: o fundo preparador. 

4) COMECE A APLICAÇÃO DA TEXTURA DE PAREDE

Agora, você deve aplicar a massa de textura de parede utilizando a desempenadeira de PVC para deixar sua superfície mais uniforme. 

5) FAÇA A TEXTURA DE PAREDE


Agora, você já pode começar a desenhar a textura que você escolheu para sua parede! Utilize uma espátula ou rolos específicos para a textura. 

Tenha paciência e cuidado nesse momento! Apesar de ser uma técnica que não precisa ficar totalmente regular, é interessante que a parede fique harmônica.

Leia também: Cores de tinta para parede externa: como escolher a melhor?

Conheça as texturas de parede da Decor Colors

Para ter os melhores acabamentos, o ideal é usar o Cimento Diamantado Aveludado como material básico de pintura. A boa notícia é que você encontra esse material na Decor Colors, que tem no catálogo modelos especiais de Cimento Queimado Rústico e Cimento Diamantado Aveludado

Além disso, temos paletas de cores diferenciadas no mercado e da melhor qualidade possível. Se quiser ver mais dicas sobre decoração, acompanhe nosso BLOG, regularmente estaremos postando novos artigos.

Leia também: Qual é o melhor revestimento para cozinha?

Conclusão

Viu só como uma textura de parede bem escolhida pode fazer toda a diferença no acabamento e decoração da residência? 

Portanto, vale a pena sempre separar um tempo para escolher qual é a texturização que mais combina com os cômodos e conte com a Decor Colors para qualquer dúvida!