Qual a melhor resina para cimento queimado? Dicas importantes!

Começou a renovar o lar e, agora, está com uma grande interrogação sobre a cabeça para descobrir qual a melhor resina para cimento queimado? 

Para dar um toque especial em qualquer ambiente com esse tipo de textura, é importante entender como a escolha da resina impacta o resultado final. Isso porque, esse material ajuda a proteger e realçar o aspecto do cimento queimado, e também garante durabilidade e beleza ao acabamento. 

Por isso, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre as diferentes resinas disponíveis no mercado, ao longo deste artigo, e como escolher a melhor para o seu projeto. 

Vamos lá!

Qual a melhor resina para cimento queimado?

A melhor resina para cimento queimado depende das necessidades específicas do seu projeto e também de suas próprias preferências. Sem falar que existem modelos distintos que se adaptam facilmente ao resultado desejado.

Por exemplo: você encontra resinas acrílicas, brilhantes ou foscas — e cada uma vai apresentar diferentes características em termos de durabilidade, resistência, brilho e facilidade de aplicação.

Também vale a pena observar as condições do cômodo em si, bem como o tráfego no local e o efeito desejado. A partir dessas respostas, você pode escolher alguns efeitos únicos, como:

  • Efeito antiderrapante;
  • Resina incolor;
  • À base de solvente;
  • Impermeabilizante.

Portanto, existem ótimas resinas no mercado. Mas a melhor vai ser definida por dois elementos principais: a escolha do fornecedor do produto e, também, o seu bom gosto

Saiba mais: entenda o que é o cimento queimado

Como escolher a melhor resina para cimento queimado?

Além dos pontos abordados acima, você pode escolher a resina ideal para o cimento queimado do seu lar a partir de fatores determinantes. Confira quais são, abaixo.

Resistência

Avalie a resistência da resina aos agentes externos, como água, produtos químicos e abrasão. Opte por uma resina com alta resistência a esses fatores para garantir a longevidade do piso de cimento queimado.

Considere, também, a resistência ao impacto e à compressão, especialmente se o ambiente tiver tráfego pesado ou uso intenso.

Leia também: vantagens e desvantagens do piso de cimento queimado

Durabilidade

Escolha uma resina que seja conhecida por sua durabilidade e capacidade de manter suas propriedades ao longo do tempo. Para isso, considere o ambiente em que o cimento queimado será aplicado e escolha uma resina adequada para as condições do local, como:

  • Exposição ao sol;
  • Umidade;
  • Variações de temperatura.

Performance

Importante compreender a facilidade de aplicação e o tempo de cura da resina. Um produto prático e rápido pode reduzir o tempo e o esforço necessários para concluir o projeto.

Além disso, procure saber sobre a capacidade da resina em realçar a cor e a textura do cimento queimado, pois isso pode proporcionar um acabamento mais atraente.

Acabamento

Resinas transparentes podem manter a aparência natural do cimento, enquanto resinas pigmentadas podem adicionar cor e personalidade ao ambiente. Daí,a importância em avaliar também o brilho da resina, entre acabamento fosco, acetinado ou brilhante, conforme a preferência estética e o estilo do espaço.

banheira em cômodo com paredes pintadas com a melhor resina para cimento queimado

Qual o efeito obtido ao aplicar resina em cimento queimado?

A partir da variedade de modelos de resina para cimento queimado, é possível obter diversos efeitos que melhoram tanto a estética quanto a durabilidade do piso. 

Entenda alguns deles, abaixo, para conhecer melhor o produto:

  • Proteção. Com isso, a resina forma uma camada sobre o cimento queimado, protegendo-o contra manchas, desgaste, abrasão, umidade e danos causados por produtos químicos;
  • Realce da cor. A resina pode intensificar seus tons e proporcionar um aspecto mais vibrante ao ambiente;
  • Brilho. Dependendo do tipo de resina utilizada, você consegue alcançar desde um acabamento fosco até um brilho intenso;
  • Uniformização da superfície. Isso pode ajudar a nivelar a superfície, preenchendo pequenas imperfeições para garantir um acabamento mais liso e homogêneo.
  • Facilidade de limpeza. A superfície do cimento queimado se torna mais fácil de limpar e manter, pois a camada protetora impede a absorção de sujeira e facilita a remoção de manchas.

Quanto tempo dura a resina para cimento queimado?

A duração pode variar dependendo de diversos fatores, incluindo o tipo de resina utilizada, a qualidade da aplicação, as condições de uso e a manutenção do piso, entre outros. 

No entanto, em geral, a resina costuma proporcionar uma proteção duradoura que pode variar de alguns anos a até uma década ou mais.

Para que você faça parte ativa desse processo de preservação, siga as recomendações do fabricante e fique de olho em irregularidades para agir em tempo hábil e repará-las.

Mas tem um jeito de valorizar ainda mais o uso do cimento queimado na decoração de ambientes. Especialmente, em áreas externas.

Com um selante acrílico, você ganha mais resistência e proteção nas paredes expostas à chuva e ao sol, além de conferir um efeito de brilho à superfície.

O selante acrílico da Decor Colors, por exemplo, é um produto à base de água e pode ser um complemento e tanto ao cimento queimado em áreas externas!

Como aplicar resina no cimento queimado?

Confira um passo a passo rápido e completo para você aprender como esse tipo de produto deve ser aplicado sobre o piso de cimento queimado:

  1. Certifique-se de que o cimento queimado esteja limpo, seco e livre de poeira, sujeira, manchas ou qualquer tipo de contaminante;
  2. Selecione a resina adequada para o tipo de cimento queimado e para o resultado desejado;
  3. Aplique a primeira camada de resina uniformemente sobre o cimento queimado usando um rolo de pintura de lã de carneiro ou uma trincha;
  4. Deixe a primeira camada de resina secar completamente de acordo com as instruções do fabricante. O tempo pode variar dependendo do tipo de resina e das condições ambientais;
  5. Se necessário, aplique camadas adicionais de resina conforme desejado para aumentar a espessura do revestimento ou melhorar as propriedades de resistência e durabilidade;
  6. Após a aplicação completa da resina, deixe-a curar completamente antes de permitir o tráfego de pessoas ou objetos sobre o piso;
  7. Realize a manutenção adequada conforme as recomendações do fabricante para garantir a durabilidade e o desempenho da resina ao longo do tempo.
sala decorada e paredes pintadas com a melhor resina para cimento queimado

Conheça as opções de cimento queimado da Decor Colors!

E aí, agora que você já sabe qual é a melhor resina para cimento queimado, que tal dedicar um tempinho extra para encontrar a melhor solução para o piso ou as paredes do seu lar?

Acredite, você certamente vai encontrar o produto ideal em toda a linha de cimento queimado da Decor Colors!

Nossas soluções já vêm prontas para uso e possuem fácil aplicação e são ideais para quem deseja dar um novo visual à sua casa ou escritório — tudo isso, com o charme do cimento queimado rústico.

Conclusão

Aprender qual é a resina para cimento queimado pode parecer desafiador, à primeira vista, mas entender como cada tipo de resina impacta o resultado final é essencial para garantir um acabamento durável e esteticamente atraente. 

E, ao longo deste artigo, exploramos os diferentes tipos disponíveis no mercado, seus efeitos e como escolher o mais adequado para o seu projeto.

Com as informações fornecidas aqui, você deve ter totais condições para escolher a melhor resina para o seu projeto de cimento queimado. Não se esqueça de seguir as recomendações do fabricante para garantir uma aplicação adequada e uma longa vida útil do revestimento.

E se estiver em busca de produtos de qualidade para o seu projeto, acesse a loja da Decor Colors e encontre as melhores soluções prontas para uso, com fácil aplicação e o charme rústico do cimento queimado!