Pendente para sala de jantar: qual a melhor opção para a sua?

O pendente para sala de jantar tem se tornado uma opção bastante requisitada em residências do mundo todo. O efeito decorativo que ele dá a um dos cômodos mais frequentados da casa ajuda a preencher de charme o espaço e contribui para uma boa iluminação do local.

Neste artigo, você confere qual a melhor opção de pendente para a sua sala de jantar e aprende dicas sobre como harmonizá-lo com o restante do ambiente, para garantir beleza e sofisticação, sem esquecer da boa iluminação.

Como escolher o pendente para a sala de jantar ?

Em primeiro lugar, a escolha do pendente vai depender muito do tipo, tamanho e da posição em que fica a sua mesa de jantar. Geralmente, para garantir que o espaço fique bem iluminado, o pendente deve estar centralizado com o centro da mesa.

Isso não significa que apenas um único pendente deve estar presente em sua sala de jantar. Dependendo do estilo de decoração que for de sua preferência, é possível adicionar mais de um no ambiente, mantendo a funcionalidade e sofisticação próprios para um dos cômodos mais movimentados da residência.

Qual a diferença entre lustre e pendente?

Por mais que muitas pessoas confundam ambos, é preciso destacar que lustre e pendente não são a mesma coisa. Acontece que o lustre possui ramificações, também chamadas de “braços”, e suporta mais de uma lâmpada em sua estrutura.

Já os pendentes são o contrário. Eles apresentam como característica um fio mais alongado, fazendo com que não fiquem colados ao teto. A iluminação também muda por conta disso. Como a lâmpada está mais próxima do chão, nem sempre se faz necessário utilizar uma luz muito forte.

Assim como os lustres, os pendentes podem ser encontrados em diversos formatos, texturas e cores, com capacidade para suportar apenas uma lâmpada por pendente, seja de luz branca ou amarela.

Leia também: Iluminação para banheiro: conheça os principais tipos e aprenda dicas para acertar em cheio na criação do espaço ideal

Como escolher pendente para mesa quadrada ?

A extensão da mesa quadrada é menor do que a de uma mesa retangular. Sendo assim, uma escolha segura é apostar em um único pendente, com um fio bem estendido até ficar a menos de um metro de tocar a superfície da mesa. Para não correr o risco de uma fraca iluminação, use uma luz amarela, mais forte.

Se mesmo assim o restante do cômodo ficar um pouco escuro, uma boa dica é ter luzes brancas ao redor do espaço, de preferência embutidas no teto. A mescla de tons deixará o ambiente charmoso e bem iluminado.

Qual o melhor pendente para mesa retangular ?

Para quem ama decoração, as mesas retangulares oferecem uma certa vantagem em relação às quadradas: sua extensão maior. Nesse caso, é possível utilizar mais de um pendente sobre a mesa, mantendo a sofisticação e a boa iluminação.

Um estilo bastante usado atualmente é colocar três pendentes com a estrutura em formato de funil sobre a mesa. A melhor forma de posicioná-los é remetendo a ponta de uma pirâmide invertida, com o pendente do meio mais próximo ao chão, enquanto os outros dois ficam um pouco recuados.

Leia também: Decoração Vintage e Retrô: tudo o que você precisa saber sobre esses dois estilos

O tamanho do ambiente interfere em algo ?

Um ambiente moderno não depende somente do tamanho que ele ocupa dentro da residência. É totalmente viável usar um pendente para sala de jantar pequena e deixá-la elegante, prática e com uma luz que gere a sensação de conforto e acolhimento.

No caso desses espaços menores, não é necessário utilizar muitas luzes. Um pendente a meia altura, centralizado com a mesa de jantar, oferece a iluminação necessária para todo o cômodo. Porém, lembre-se de escolher uma lâmpada com uma voltagem maior.

Escolhendo pendente para sala de jantar moderna

Cada detalhe importa na decoração de uma sala de jantar para que ela fique moderna e bem iluminada. Atualmente, alguns estilos estão bastante em alta no design de interiores: minimalista, escandinavo e industrial.

Isso reflete também na escolha dos pendentes, já que ficam mais bonitos se harmonizados com o restante dos itens que compõem todo o ambiente. Confira alguns exemplos de pendentes para cada um desses estilos.

Minimalista

Pendente estilo minimalista

Escandinavo

Pendente estilo escandinavo

Industrial

Pendente retrô industrial

Outra dica interessante para quem deseja deixar a sala de jantar elegante, com cores vivas e tons belíssimos é usar o cimento queimado como efeito decorativo nas paredes.

Na Decor Colors, o nosso Cimento Queimado, disponível nas opções Rústico e Diamantado Aveludado, deixa qualquer ambiente mais incrível.