Efeito Steel Corten com Cimento Queimado: passo a passo

O aço corten, também conhecido como steel corten ou aço patinável, é um tipo de aço com tonalidade vermelha, semelhante à ferrugem, é bastante utilizado na construção civil e em design de interiores, para projetos de decoração que exigem ambiente com um estilo mais rústico e/ou alternativo.

Em suma, é um elemento usado tanto de forma estrutural, como decorativa, e através de técnicas especificas, é possível chegar em um efeito semelhante com tintas e com texturas, entre as texturas, está o Cimento Queimado.

Neste artigo vamos ensinar o passo a passo de aplicação para criar esse efeito, que é uma tendência , aprenda de forma prática, e principalmente, com muita sofisticação que somente os produtos Decor Colors podem oferecer.

Boa leitura!

CRIANDO O EFEITO STEEL CORTEN COM CIMENTO QUEIMADO

Para criar o efeito Steel Corten com a textura Decor Colors, será necessário utilizar duas cores da linha Cimento Diamantado Aveludado, sendo elas:

  • Laranja Óxido
  • Marrom Óxido

OBS: Ambas as cores são vendidas exclusivamente em nossas lojas físicas, que também vendem os produtos de forma unitária, ou em kits de aplicação, assim como temos o Kit Azulejo, Kit Piso/Contra Piso, temos o “Kit Steel Corten”. Consulte disponibilidade de estoque na loja mais próxima da sua região, clique aqui.

PASSO A PASSO DO EFEITO STEEL CORTEN

1. Separando os materiais

Primeiro de tudo, isole todo o local, chão e móveis próximos para evitar que o produto caia e suje. Deixe separado também os materiais necessários para aplicação, para criar esse efeito, você irá precisar de um recipiente médio para despejar os produtos de forma separada, um rolo de espuma, um borrifador e uma espátula de celuloide.

2. Preparando a superfície

A superfície deve estar lisa, para os casos de repintura, e a tinta anterior for de semibrilho ou acetinado, será necessário lixar com lixa 220.

3. Preparando a massa

Em seguida, abra o balde e mexa bem o produto ainda na embalagem para misturar/homogeneizar e despeje-o em um recipiente mediano.

4. Aplicação e secagem

Nesta etapa é válido levar em consideração a sua preferência pessoal pela cor predominante no efeito. Se deseja obter um laranja mais forte, inicie a aplicação com a cor marrom, se desejar um marrom mais sobressaído, inicie a aplicação com a cor laranja. Ciente disso, prossiga:

Molhe o rolo no recipiente com a massa na cor predominante escolhida, e inicie a aplicação da 1° demão, realizando movimentos em V, até cobrir toda superfície. Espere a secagem da 1° demão, e então inicie a 2° demão com a cor secundária.

5. Efeito Steel Corten

Na sequência da 2° demão, vamos fazer o efeito escorrido que ocasionalmente trará o aspecto de ferrugem para sua parede. Utilizando um borrifador com água e uma espátula de celuloide, comece a borrifar água em toda a superfície em sentido de cima para baixo, com a ajuda da espátula, faça o mesmo movimento. Repita esse processo até a cor de fundo sobressair, criando por fim, o nosso efeito Steel Corten.

E aí, você sabia que o Cimento Queimado permitia realizar esse tipo de efeito? Pois bem, assim como este artigo, temos outras passo a passo e dicas de decoração em nosso BLOG. Acompanhe e seja um expert em Cimento Queimado! Acompanhe nossas redes sociais também: Instagram, TikTok, Youtube, Pinterest.

Assista: