Diferenças entre selador acrílico e fundo preparador

Você sabe o que é um selador acrílico ou um fundo preparador ? Se a sua resposta é não, tudo bem. É comum chegar no momento de iniciar uma reforma nas paredes, e pensar inicialmente nas cores que serão utilizadas, por exemplo. Só que antes da pintura existem outros processos tão importantes quanto.

E, retornando a pergunta inicial, e já fazendo mais algumas, você sabe qual a diferença entre um selador de parede e um fundo preparador? Sabe quando utilizar cada um deles?

Se a sua resposta para todas essas perguntas foi negativa, esse artigo vai lhe dar um novo olhar!

Hoje, no blog da Decor Colors, vamos esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto!

Por que é tão importante preparar a parede para uma pintura ?

Antes de entrar no assunto central do artigo, precisamos ter uma conversa inicial.

Dentro do Design de Interiores, as cores utilizadas em uma parede podem representar inúmeras sensações e sentimentos, principalmente se estamos falando de ambientes com grande circulação de pessoas.

Só que, antes mesmo de pensar e escolher quais cores utilizar, é muito importante preparar o local para receber essa pintura.

Esse ponto se torna uma necessidade a partir do momento em que após a pintura, se sua parede estiver com algum problema que ainda não foi identificado, a tinta poderá descascar, e até mesmo causar outros transtornos.

Se você está em reforma, leia também: Tinta para piso: comece a sua obra com um olhar diferente

Dessa forma, é sempre bom pecar pelo excesso de preocupação, e pedir para um profissional avaliar a situação. Se for o caso de problemas hidráulicos, chame um encanador, para questões elétricas, o eletricista está aí para auxiliar, e assim por diante para cada área.

Entenda o que é um fundo preparador e selador acrílico

Uma vez que passamos a parte inicial do artigo, e apresentamos a importância de olhar para a parede antes de iniciar o processo de pintura, podemos chegar à parte principal: o que é um selador acrílico e um fundo preparador?

Fundo Preparador

O fundo preparador é uma solução, que pode ser encontrada de forma comum e também com base acrílica. Quando seco, ele se transforma em uma película de esmalte.

A aplicação do fundo preparador pode ser realizada em uma, duas e em alguns casos até mesmo três demãos, variando do produto que você comprou, e garantir um intervalo de 4 a até 6 horas entre uma e outra aplicação.

Ainda assim, é importante pensar que o fundo preparador tem como grande funcionalidade garantir uma maior aderência na hora de realizar a pintura. E, ele pode ser utilizado tanto para área interna, como externa.

Selador Acrílico

Galão tradicional 5kg Decor Colors

O selador é muito parecido com uma tinta convencional. Ele é encontrado na forma acrílica, e é indicado que o processo seja feito em até duas demãos, com intervalos de 4 horas entre uma e outra.

E, o selador é um produto essencial de ser passado em uma parede antes mesmo de receber uma massa corrida ou até mesmo a tinta. Isso garante uma economia na hora da pintura, e também para que a parede esteja uniforme e seja mais fácil a aplicação da tinta.

Você pode se interessar: Saiba como escolher a melhor textura de parede

O que escolher: fundo preparador ou selador de parede ?

Nas explicações sobre o fundo preparador e também sobre o selador de parede, já foi possível identificar algumas diferenças entre um e outro, certo? Agora, vamos lhe apresentar qual você deve escolher para a sua demanda específica.

Se você está em dúvida sobre qual produto escolher para utilizar na parede, a primeira pergunta que deve ser feita é: estamos falando de uma parede nova ou que será repintada?

Quando utilizar fundo preparador ?

Se a sua resposta for para a repintura, você deve optar pelo fundo preparador.

Ainda assim, ele atuará como um agente de resolução de problemas. Em paredes calcinas, com cal ou até mesmo descascadas, o fundo preparador ajudará a colar essas partículas que estão soltas, e também garantir uma maior qualidade na hora de realizar a pintura.

E, vale o alerta de que essa nova pintura deve ser feita em até 24 horas.

Quando utilizar selador acrílico ?

Agora, se estamos falando de uma parede nova, a sua escolha será o selador acrílico, em paredes que estão apenas com o reboco nela, ainda mais se for o caso de um reboco fraco ou esfarelado, assim, o selador será um grande aliado.

Ele também tem como finalidade selar (como seu nome já diz) os poros do reboco, para absorver melhor a tinta, e consequentemente aplicar menos demãos desta.

Pode ser do seu interesse: Revestimento de cozinha: tudo que você precisa saber!

Dessa forma, para você entender se deve utilizar o fundo preparador ou o selador acrílico, é necessário entender de qual ambiente estamos falando, e também ter em mente as suas funcionalidades.

Lembrando, que para problemas hidráulicos, elétricos, ou até mesmo outras questões, é sempre importante buscar um profissional qualificado para ajudar na resolução.