O que é Contrapiso? Tudo o que você precisa saber sobre o assunto e 5 passos para aplicação perfeita

Técnica pode ser muito positiva para evitar problemas futuros em uma construção

Com consumidores cada vez mais exigentes, as construções precisam prezar por altas qualidades e entregas que comprovem os valores investidos. Em um apartamento, casa, ou até mesmo em uma empresa, o Contrapiso é algo extremamente importante para garantir um resultado final satisfatório.

Essa é uma técnica bastante antiga, e vem desde séculos passados sendo utilizada nas mais variadas construções, o que mostra ainda mais a sua importância, e os motivos pelos quais esse trabalho requer atenção para ser feito com qualidade.

Leia mais:  Efeito Cimento Queimado – Tudo o que você precisa saber

Mas, você sabe o que é Contrapiso? Conhece a sua função? Sabe qual a altura para Contrapiso? Qual a massa para fazê-lo? E, também, como fazer Contrapiso?

Não?! 

Tudo bem, hoje no blog da Decor Colors vamos lhe explicar tudo sobre este assunto.

Ah, e não esqueça de anotar tudo o que for importante sobre Contrapiso para depois aplicar em sua obra.

Seja bem-vindo (a) ao nosso blog, e tenha uma ótima leitura!

O que é Contrapiso?

Primeiramente, vamos explicar o que é Contrapiso. Mas, antes, vale lembrar que na Roma Antiga, uma técnica muito semelhante ao que vemos nos dias de hoje já era utilizada, entretanto, em sua composição era utilizado cal e cascalho, e, até mesmo, cal e tijolo moído.

Entretanto, atualmente, o Contrapiso é tratado como uma camada intermediária, que normalmente é aplicada em uma base, ou no piso bruto. 

Pensando em mudar seu ambiente?

Utilize o Cimento Queimado da Decor Colors para pisos, possuímos um kit completo para você!

Kit Cimento Queimado Contrapiso
Kit Cimento Queimado Contrapiso

O Contrapiso é aplicado por cima da estrutura da edificação, seja de um apartamento, casa, ou até mesmo de empreendimentos comerciais, e, antes mesmo do assentamento, que pode vir a ser de lajota, porcelanato, e, até mesmo, uma pintura em Cimento Queimado, por exemplo. 

Qual a função do Contrapiso?

O Contrapiso possui diversas funções, e todas elas garantem não somente um acabamento de maior qualidade para a edificação, mas também uma segurança maior para o local em que ele será aplicado.

Vamos para uma rápida lista que responderá à pergunta sobre qual a função do Contrapiso.

Nivelar o piso

A primeira função, do Contrapiso é a de promover uma nivelação na estrutura do piso. Dessa forma, uma vez que o Contrapiso for finalizado, o local poderá receber o acabamento final, que pode ser das mais variadas formas, e garantirá uma maior qualidade.

Melhora na Umidade

Se você possui um ambiente úmido por natureza, como os banheiros, por exemplo, utilizar a técnica do Contrapiso pode ser uma solução muito interessante para resolver esses problemas. 

Para isso, quando o Contrapiso for feito nestes locais, será necessária a realização de uma leve inclinação nele, para garantir um melhor escoamento da água, evitando poças e outros tantos problemas hidráulicos.

Melhora acústica no ambiente

Sabe aquela sensação de ter alguém caminhando na sua cabeça? A instalação de um Contrapiso pode resolver. Isso é algo bastante comum em apartamentos, sejam eles comerciais ou residenciais.

A melhora acústica é algo muito importante, até para dar uma sensação de liberdade, tranquilidade e, principalmente, de privacidade.

Instalações elétricas

Com um Contrapiso de qualidade, até mesmo as instalações elétricas ganham um destaque. Com ele, é possível embutir alguns encanamentos elétricos, o que poderá resolver problemas de fios soltos pelo ambiente, algo que não é bem visto principalmente em ambientes comerciais.

Leia também: Inspirações de piso de cimento queimado para o seu ambiente!

Qual a altura para Contrapiso?

Uma das maiores dúvidas sobre o assunto de hoje é: qual a altura para Contrapiso?

A altura do Contrapiso pode possuir uma variável entre 3 a 5 centímetros. Mas, é claro que isso vai depender de qual material será utilizado para a sua produção.

Mas, vale lembrar que caso você esteja em dúvida sobre qual a altura para Contrapiso, ou até mesmo outros assuntos relacionados a sua aplicação, existem algumas Normas Brasileiras (NBR), que podem ser o diferencial para o sucesso, e também evitar futuros problemas.

Essas normas podem ser consultadas diretamente com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.

Qual a massa para Contrapiso?

Existem diversas formas de fazer a massa para Contrapiso, entretanto, no Brasil existe uma técnica que é mais difundida.

Na grande maioria das vezes, o Contrapiso é feito com a mistura de cimento e areia, sendo essa técnica realizada na proporção de 1 para 4. E, posteriormente acrescentada água para dar liga.

Entretanto, caso você tenha pressa para fazer a aplicação, existem locais que já fornecem a argamassa pronta para a aplicação.

Caso você escolha por fazer a aplicação da tinta de Cimento Queimado no seu piso, na Decor Colors você encontra um Kit no qual todos estes materiais necessários para a obra já estão disponíveis

Como fazer Contrapiso? 5 passos para aplicação perfeita

No tópico anterior falamos sobre a possibilidade de comprar a argamassa já pronta para a aplicação, ou até mesmo se você preferir o desafio, fazer a produção por conta.

Agora, vamos lhe apresentar um passo a passo de como fazer Contrapiso e garantir uma aplicação perfeita.

Vamos para o passo a passo.

Passo 1: Limpeza

Em toda obra, a limpeza é imprescindível para o sucesso, e na aplicação de um Contrapiso não seria diferente.

Dessa forma, a primeira tarefa a ser feita é a limpeza do local onde o Contrapiso será aplicado. Aqui, vale lembrar que se existir qualquer problema referente a encanamentos hidráulicos eles já devem ser solucionados antes de dar andamento ao passo seguinte.

Passo 2: Encontre o Nível de Referência

A segunda etapa de como fazer Contrapiso é encontrar o nível de referência, isso é muito importante para evitar problemas futuros.

Sendo assim, você precisará fixar taliscas nos cantos do cômodo em que o Contrapiso será aplicado, aqui a espessura que pode variar de 3 a 5 centímetros. Ainda assim, você precisará prestar atenção nessa espessura, afinal, todos os cômodos da casa, apartamento, ou até mesmo do espaço comercial precisam estar no mesmo nível.

Outro ponto que deve ser atentado é que se for um local no qual exista um ralo e precise melhorar o escoamento de água, como em um banheiro por exemplo, será necessário aplicar uma leve inclinação.

Passo 3: Aplicação da Argamassa

Após a limpeza inicial e o nivelamento, é era de aplicar a argamassa para a realização do Contrapiso no ambiente escolhido.

Aqui, você pode fazer a utilização de réguas próprias para essa finalidade, e que ajudarão no processo e também evitarão eventuais desníveis.

Passo 4: Acabamentos

Com o mesmo instrumento que você utilizou no passo 3 para aplicar a argamassa, faça movimentos verticais para evitar que o Contrapiso fique desnivelado, ou até mesmo imperfeições.

Lembre-se, também, que após a finalização deste passo, as taliscas que foram colocadas no passo 2 devem ser retiradas.

Passo 5: Limpeza Final

Uma vez que os quatro passos anteriores foram finalizados, será necessária uma nova limpeza no ambiente, principalmente para que a sujeira que ficou não atrapalhe na aplicação do piso, ou até mesmo da pintura, que pode ser até mesmo de Cimento Queimado.

Uma vez com o seu Contrapiso finalizado, a aplicação que virá posteriormente ficará a sua livre escolha. 

Opte por algo que destaque o ambiente e deixe ele mais bonito e atrativo para os visitantes e usuário do local, escolha pela massa de Cimento Queimado da Decor Colors.