Saiba como tirar mofo da parede para nunca mais voltar!

Você sabia que aquelas manchas e bolores que aparecem em determinadas áreas da parede e teto são os temidos mofos? Uma uma formação de microorganismos constituídos por vários tipos de fungos. A olho nú, não conseguimos enxergá-los, o que vemos são apenas manchas e pontos escuros, geralmente sempre presentes em ambientes úmidos e escuros, com pouca luz e pouca ventilação, comprometendo a pintura ou revestimento da superfície.

O mofo além de prejudicar a estética do seu espaço, também causa problemas para sua saúde, entre as mais comuns estão a asma, alergia de pele, bronquite, rinite, rinoconjuntivite, sinusite, entre outros problemas respiratórios.

Por isso é importante identificar e solucionar esse problema o mais rápido possível. Hoje em dia, existem diversas produções e soluções caseiras para resolver esse problema. Saiba mais sobre a remoção, produtos e soluções neste artigo que preparamos especialmente para você.

Quais são os materiais necessários para tirar mofo da parede?

  • Luvas de proteção;
  • Óculos transparente de proteção, para não correr o risco de que alguma partícula possa ir nos olhos;
  • Escovinha de limpeza;
  • Um pano úmido e outro seco;
  • Balde com água.

Com todos os materiais separados, você já está pronto para limpar qualquer índice de mofo de sua parede ou teto!

Como tirar o mofo da parede? Veja 5 formas de cessar este problema


Álcool

O álcool é um excelente bactericida, e ótimo alinhado para remoção de mofo da parede e teto. Possui praticidade para aplicação, e pode ser usado tanto em líquido como em gel. Para isso você vai precisar despachar o álcool em borrifador, e aplicado diretamente no mofo, em seguida, deixe o produto agir por 10 minutos. Após esse tempo, esfregue a superfície até remover por completo todas as manchas. Passe um pano úmido para remover as possíveis sujeiras e outro pano seco para finalizar. 

Água oxigenada

A água oxigenada possui propriedades clareadoras e tem capacidade de eliminar diversos tipos de microorganismos. Pode ser aplicada de forma pura e não diluída em cima do bolor e para aplicação, borrife a água oxigenada em cima da superfície e deixe agir por 15 minutos. Se espumar, não se assuste, é apenas o produto fazendo efeito. Em seguida, esfregue com uma escova para remover as manchas, passe um pano úmido e depois um pano seco e limpo.

Água sanitária

Mistura água e água sanitária/cloro em uma proporção de 1:1, ou seja, 1 parte de água para 1 parte de água sanitária/cloro. Umedeça a solução em uma esponja de limpeza e esfregue a esponja na superfície mofada, realizando movimentos circulares até obter uma superfície esbranquiçada. Após isso, deixe a solução agir por 10 minutos e passe um pano úmido com água e outro seco para finalizar. Se necessário, lixe a superfície e aplique um fundo preparador para reunir as partículas soltas (apenas em casos de esfarelamento).

Vinagre

O vinagre possui antifúngica, anti bactericida e ajuda bastante na limpeza de diversas superfícies, com os bolores de mofo na superfície não é diferente. Essa solução é prática e rápida, para tirar mofo de parede com vinagre, comece aplicando o produto em um borrifador e deixe agir por 10 minutos. Depois desse período, esfregue com uma escovinha para remover as manchas. Se o bolor estiver profundo, faça o processo mais de uma vez até remover por completo.

Bicarbonato e vinagre

E por último, o bicarbonato com vinagre,  uma solução caseira com bastante potencial para limpeza, famoso por remover manchas desde tecidos à paredes mofadas. E para não ter erro, e obter a ação necessária, você vai criar uma pasta poderosa para limpeza do mofo de parede. Acompanhe:

1. Misture em um recipiente, o bicarbonato e vinagre de sódio, mexa até formar uma pasta.
2. Aplique a pasta criada sobre a parede com o ajuda de uma escovinha ou com as mãos, caso opte aplicar com as mãos, não esqueça de utilizar luvas para proteção.
3. Esfregue o local manchado, até remover por completo.

E não é só isso, a pintura correta também pode ser aliada para suas paredes e tetos, auxiliando a combater o mofo, afinal, apenas a remoção com soluções caseiras não são garantias suficientes para acabar de vez com esse problema. Para isso, opte por tintas e revestimentos que reforcem a prevenção.

Leia também: Como revestir a cozinha? Melhores produtos e inspirações.

Como evitar ter mofo na parede?

  • Utilize exaustores na cozinha;
  • Utilize desumidificador de ar;
  • Deixe o local arejado, com portas e janelas abertas para circulação de ar;
  • Evite deixar toalhas molhadas secando no banheiro, a fim de não aumentar a umidade.

O que fazer para o mofo não voltar?

Um local bem arejado, com ventilação, atenção e cuidados com a umidade. Investir em produtos de qualidade, e se possível utilizar tintas próprias com antifungos para auxiliar no combate ao temido mofo de parede para sempre.

Como a tinta Borracha Líquida ajuda a evitar mofo na parede?

Conheça a tinta Borracha Líquida Solução Total da Decor Colors. Com sua fórmula avançada, a tinta possui resistência às ações da umidade, de fácil lavabilidade e entre seus principais benefícios, está a alta cobertura, garantindo cobertura de microfissuras, e principalmente, anti-mofo.

Com um leque de 7 opções de cores, a Borracha Líquida sem dúvidas trará proteção e durabilidade, além de sofisticação e modernidade com tons neutros, desde o bege ao cinza.

E para aqueles que gostam de cores quentes, ou que precisam seguir um padrão, seja por morar em condomínio, por exemplo, as lojas oficiais Decor Colors já estão trabalhando com o sistema tintométrico, onde permite que o cliente escolha a cor que desejar da tinta Solução Total. Consulte agora mesmo a loja mais próxima de sua região, clique aqui.

Se interessou pela tinta? Saiba mais sobre a tinta Borracha Líquida da Decor Colors e nunca mais tenha dor de cabeça com mofo! Acesse: loja.decorcolors.com.br/tintas

Sugestão de leitura:
Borracha Líquida e drywall: preparo e aplicação
Borracha Líquida: rendimento, cores, onde e como aplicar

Conclusão

Por último, o mofo de parede é um problema sério, capaz de prejudicar a estética da sua casa e também a saúde dos moradores que ali moram. Fique atento aos sinais, e evite a proliferação desse problema. E na dúvida, não hesite em buscar ajuda de um profissional.


Este artigo foi útil para você?
Compartilhe com alguém que também precisa acabar com o mofo de parede!