Imagine que na sua casa você teve todo o trabalho de pesquisar cores, investir nas tintas, e até mesmo contratar um profissional para realizar a pintura. Depois de algum tempo, viu que a parede começou a apresentar problemas com fungos. Nesse momento, certamente você se perguntou: como vou tirar o mofo da parede?
E, esses problemas, além de causarem danos financeiros – afinal você terá de gastar para arrumar – podem impactar inclusive sua saúde.
Quando o assunto é mofo, nós sempre temos outras questões:
- Você sabe o que é um mofo?
- Sabe o que pode influenciar o aparecimento deles em sua parede?
- E quais os problemas que eles podem causar?
Se você respondeu não para todas essas perguntas, tudo bem, esse artigo da Decor Colors vai lhe explicar tudo sobre mofo e, principalmente, como tirá-lo da parede.
Seja bem-vindo (a) ao nosso blog.
Tenha uma ótima leitura!
O que é mofo?
Se você chegou nesse artigo, certamente já se deparou com aquelas manchas verdes, ou até mesmo mais escuras em uma parede de sua casa, certo? E, já se perguntou sobre o que seria esse mofo exatamente?
O mofo, nada mais é do que uma junção de diversos microrganismos, que conta com a união de diversos outros fungos, e estes não podem ser vistos a olho nu.
Essas substâncias se proliferam, principalmente, em ambientes úmidos e pouco arejados.
Leia também: Como escolher a melhor textura de parede?
Agora, uma notícia que pode causar até mesmo um espanto, existem mais de mil espécies de mofos diferentes. E para resolver esse problema? Então, uma das primeiras ações é identificar com quem estamos lidando, destacando a importância de ter um profissional qualificado ao seu lado nesse momento.
O que pode causar o mofo na parede?
Existem diversas justificativas para a presença do mofo em uma parede. Uma das mais conhecidas é a umidade presente em um cômodo, principalmente se ela passa de um nível acima de 50%.
Problemas hidráulicos também podem resultar na presença dessas substâncias, principalmente se estamos falando de um local com encanamentos muito antigos e que não passaram por vistorias antes da pintura.
E, outra forma da umidade se apresentar, é quando ela surge do piso. Nesses momentos, ela vai subindo por toda a estrutura da residência até se apresentar nas paredes e causar diversos problemas.
Você pode se interessar por isso: Tinta para piso: comece a sua obra com um olhar diferente
Também é importante lembrar dos vazamentos, como nas pias das cozinhas, que podem gerar um transtorno imenso, e até resultar na proliferação de mofos.
Outra causa ainda são os ambientes pouco arejados, sem janelas, ou que ficam fechadas em grande parte do tempo. Esses locais podem ser propícios para que os mofos apareçam.
Quais os problemas do mofo para a saúde?
Muito mais do que questões financeiras, o mofo pode ser um grande problema para a saúde das pessoas que acabam ficando expostas a ele.
É muito comum que após períodos em ambientes assim, alguns sintomas comecem a aparecer, como ficar com o olho vermelho e lacrimejar, espirrar, tossir, ter dor de cabeça e até mesmo entupimento nasal.
E, quando tudo isso não é tratado, pode acabar se desenvolvendo para coisas maiores. Caso o fungo causador do mofo seja inalado e chegue aos pulmões, ele pode causar algumas doenças respiratórias, como pneumonia.
Para pessoas que sofrem com rinite a presença do mofo nos ambientes em que elas circulam pode resultar em crises alérgicas.
Dessa forma, tratar essas substâncias é até mesmo uma maneira de cuidar das pessoas que estão nestes locais.
Como tirar o mofo da parede?
É muito comum quando os fungos aparecem, as pessoas pesquisarem soluções caseiras e rápidas na internet. O grande problema é que muitas dessas respostas dão retorno a curto prazo. Em outras palavras, são resoluções momentâneas, e que em pouco tempo tudo volta a ser igual.
Por isso, outras questões devem ser observadas, pensando em solucionar e tirar o mofo da parede.
Para iniciarmos a conversa, vamos lançar uma pergunta: esse ambiente possui janelas? E sim, isso faz toda a diferença. Deixar as janelas abertas tanto para entrada de iluminação natural como de ar, ajudará na ventilação, fazendo com que os mofos não apareçam mais.
Se estamos falando de mofos no banheiro, as janelas também precisam ficar abertas para resolver os problemas.
Pode ser do seu interesse: Saiba como transformar um ambiente com Parede em Cimento Queimado
A limpeza nesses cômodos que sofrem com mofos na parede devem ser periódicas. E, aqui cabe uma dica, em hipótese alguma faça esse serviço com água, pois ela alimentará esses fungos e fará com que eles apareçam ainda mais.
Para impedir que os mofos passem para os móveis, evite deixar estes em contato direto, pois as chances de os fungos migrarem também para os armários, mesas, entre outros, é muito grande.
Por fim, mas não menos importante, nunca deixe a manutenção para depois. Se você identificar mofos em algum ambiente, imediatamente chame um profissional qualificado para avaliar o local. Seja um dedetizador, ou até mesmo um encanador para ver se tudo está em ordem.
A pintura correta nas paredes pode ajudar a combater o mofo
Se está pensando em revitalizar o seu ambiente, o Cimento Queimado da Decor Colors é a melhor escolha. Com uma paleta de cores única e presente no modelo Rústico e Diamantado Aveludado, é possível transformar sua casa ou empresa por completo.

Na imagem acima você confere a aplicação do cimento queimado no tom de cinza. Confira também a nossa página do cimento queimado rosé gold, que está fazendo o maior sucesso, mas saiba, desde já, que são muitas opções para escolher, então não deixe de navegar pelas opções do site, você vai se apaixonar!
Agora, após escolher o modelo e a cor que deseja, é preciso responder uma questão muito importante: estamos falando de uma parede nova ou de uma que será repintada?
Caso a escolha seja por uma nova, uma solução para evitar problemas futuros no local é a aplicação do Selador Acrílico. Ele tem como finalidade selar (como seu nome já diz) os poros do reboco, para absorver melhor a tinta, e consequentemente aplicar menos demãos desta.
E, em caso de uma já existente e que passará por um novo processo de pintura, é recomendado que você aplique o Fundo Preparador antes. Uma vez que ele atuará como um agente de resolução de problemas. Em paredes calcinadas, com cal ou até mesmo descascadas, o fundo preparador ajudará a colar essas partículas que estão soltas, e também garantir uma maior qualidade na hora de realizar a pintura.
Ambos os produtos você pode encontrar na loja da Decor Colors. Confie em um fornecedor que entregará qualidade e segurança quando o assunto é pintura!

O único Cimento Queimado Diamantado Aveludado do Brasil. A Decor Color vem revolucionando o mercado de decoração com inovações e soluções em acabamento e pintura.