Decoração Vintage: Saiba agora mesmo como transformar a sua casa com esse estilo!

Você herdou uma cômoda antiga ou ainda uma cristaleira de vidro que vinha sendo transmitida de geração para geração dentro da família e não sabe o que fazer com esses móveis? E se eu lhe falar que aí está um bom início para compor uma decoração vintage.

Com sua origem a mais de oito décadas atrás, o estilo vintage nasceu como uma necessidade, e hoje é uma das maiores tendências quando o assunto é decoração de interiores.

E, mesmo que você não possua nenhum objeto herdado da família, ou até mesmo que tenha ganhado de presente, tudo bem! Hoje, no blog da Decor Colors vamos lhe explicar tudo sobre decoração vintage e como você pode transformar a sua casa com esse estilo.

Banheiro vintage

Quando surgiu a decoração vintage?

O estilo de decoração vintage teve o seu surgimento logo após a Segunda Guerra Mundial, principalmente por uma necessidade. Naquele momento, muitos móveis e objetos tratados como “antigos” foram utilizados para compor os cômodos.

Era bastante comum que as pessoas não descartassem móveis com mínimos defeitos, e sim que buscassem consertar para poder utilizá-los novamente. Assim, a decoração vintage começou a dar os seus primeiros passos. Ela faz alusão a objetos utilizados entre as décadas de 1920 e 1980, como uma forma de lembrar um pouco da história e também de momentos marcantes.

Leia também: Pensando em reformar sua casa? Conheça 7 Estilos de Decoração para transformar seu ambiente

E não somente móveis que ajudam a compor esse estilo, objetos decorativos como quadros, lustres e até mesmo cortinas são ótimas opções para compor um ambiente vintage.

Atualmente, ela está entre as principais tendências na hora de remodelar uma residência, principalmente pelo ar diferenciado que carrega, e também por contar uma história em cada objeto presente.

4 dicas fundamentais para fazer uma decoração estilo vintage

Armário vintage

Agora que você entendeu o que é a decoração vintage, que tal colocar em prática esse estilo e transformar a sua residência?

Lembra que comentamos na introdução sobre os móveis antigos que talvez você tenha herdado? Eles podem ser os pontos iniciais para essa transformação. Pesquisar sobre o ano em que foram produzidos lhe auxiliará a contar uma história com base na decoração. E, mesmo que você não tenha nenhum objeto histórico, tudo bem.

Separamos algumas dicas que podem lhe ajudar nesse momento de reforma. Acompanhe!

Busque móveis que contem uma história…

Se você herdou algum móvel que seja justamente do período entre 1920 e 1980, aí já está um bom início para elaborar uma decoração vintage. Caso contrário, visitar um antiquário, ou até mesmo fazer algumas pesquisas na internet, pode ser uma boa opção.

Aqui, vale lembrar que você precisa gostar do móvel, não basta somente escolher ele para compor o ambiente, a residência deve carregar a personalidade dos moradores. Armários, cristaleiras, poltronas, todos esses são bons exemplos.

.. e não esqueça de objetos decorativo

É claro que os móveis são ótimos pontapés iniciais, só que muitas vezes você pode ter em mãos alguns instrumentos musicais, ou até mesmo quadros antigos e queria começar por eles a contar uma história, e está tudo bem fazer isso.

Nossa segunda dica justamente vai por esse lado, não esqueça de objetos decorativos para fazer o estilo vintage em sua casa. Violinos, rádios, televisores e quadros normalmente são grandes objetos opções.

Você pode se interessar: Decoração Industrial: Tudo o que você precisa saber sobre essa tendência

Sabe aqueles posters antigos de bandas? Eles também podem ajudar a contar uma história incrível na sua residência, ainda mais se estiverem com uma moldura envelhecida, é exatamente disso que a decoração vintage fala.

De forma alguma esqueça das paredes

Antes mesmo de você pendurar os quadros e posters nas paredes, você precisará de um olhar especial para ela. Seja com a utilização de papéis de parede, ou com pintura, ela requer muita atenção para não destoar com as outras escolhas decorativas.

Vermelho, verde, rosê, creme e azul claro são ótimas escolhas para você realizar uma pintura especial. Se você optar por elas em tons pastéis, a combinação com o ambiente ficará perfeita.

A iluminação é um ponto fundamental

Outra questão bastante importante é a iluminação. De forma alguma opte por luz branca, ela pode causar uma confusão no ambiente e deixar o local monótono.

Luzes amarelas, espalhadas por lustres e abajures é uma das grandes opções. Você pode, também, possuir candelabros em sua residência e utilizá-los em momentos especiais.

Principais diferenças entre vintage e retrô

Por vezes, a decoração vintage é confundida com o estilo retrô, e até mesmo um é utilizado como sinônimo do outro. Só que isso é algo equivocado.

Veja também: Decoração de varanda: dicas simples de como transformar este ambiente

O vintage se utiliza de elementos que realmente fizeram parte de outras décadas, como os móveis, os quadros, e tantos outros objetos. O retrô, por sua vez, faz alusão a esses itens, e em sua grande maioria são produtos novos, mas que tem como finalidade justamente serem similares aos do passado.

Vai fazer uma decoração vintage? Encontre as melhores tintas!

Agora que você sabe tudo sobre decoração vintage, que tal escolher a melhor tinta para as suas paredes e transformar de uma vez por todas a sua residência? O Cimento Queimado é uma tinta que tem sua utilização muito presente em ambientes que querem remeter a um olhar mais urbano e industrial na decoração.

Hoje, essa técnica vive o seu boom, justamente por sua versatilidade e praticidade. Além, claro, de esteticamente ser uma das técnicas de pinturas mais bonitas encontradas no mercado hoje em dia.

O Cimento Queimado, se utilizado com móveis de madeira, e que tenham um estilo vintage pode ser uma combinação perfeita para todos os ambientes. Outra grande opção é o mármore, que também pode ser uma ótima escolha de combinação.

Na Decor Colors, você encontra duas opções de Cimento Queimado, o Rústico e o Diamantado Aveludado. Ambos os modelos contam com paletas de cores únicas e prontas para entregar o melhor.