5 tipos de cortina: como escolher a que mais combina com a sua casa?

A cortina é uma das peças mais importantes em qualquer ambiente da casa. Ela garante proteção contra os raios solares, as correntes de ar, protege os móveis, auxilia a manter a temperatura do ambiente e também garante privacidade. Mas entre os diversos tipos de cortina, você sabe escolher qual combina melhor com a sua residência?

Neste artigo, vamos lhe ensinar o que é preciso para escolher o cortinado correto, além de dar dicas de cores, estilos e tamanhos para que a decoração da sua casa fique perfeita. Acompanhe conosco e coloque em prática tudo o que aprender aqui.

Boa leitura!

Quais são os tipos de cortinas adequados para a casa?

Em primeiro lugar, o que vai definir o tipo de cortina que você precisa para a sua casa envolve diversos fatores, como privacidade, temperatura e, especialmente, a posição solar do imóvel. É preciso tomar cuidado com outras informações também, como o acabamento, o tecido que será utilizado e as medidas do pano.

Não existe um tipo definido de cortina para a casa. Alguns modelos, no entanto, são mais populares que outros, e falaremos melhor deles a seguir.

Leia também: Decoração da casa de praia: aprenda a deixar os cômodos da casa com uma cara nova e sofisticada

1- Cortina de Voal

Utilizada principalmente na decoração da sala de estar, possui um tecido fino e transparente, que facilita a entrada de luz e calor no ambiente. Caso deseje, é possível colocar uma dupla camada de voal e diminuir um pouco a intensidade da iluminação.

2- Duo Fold

Feita de um material mais rígido, a cortina Duo Fold garante um aspecto visual muito bonito graças ao seu sistema de recolhimento, que permite o tecido se recolher para cima ou para baixo. Ideal para salas de estar e escritórios, ela controla melhor a iluminação e diminui a intensidade de reflexos solares no cômodo.

3- Sarja

A cortina de sarja é um pouco mais pesada e seu tecido quase intransparente. Dessa forma, é possível um grande bloqueio da luz e gerar ainda mais privacidade dentro do ambiente. Ideal para qualquer ambiente da casa, especialmente os quartos.

Você pode gostar de: Decoração com quadros: um passo a passo de tudo o que você precisa saber.

4- Blackout

Como o próprio nome sugere, a cortina blackout é perfeita para um bloqueio intenso da luz, proporcionando um ambiente mais escuro mesmo durante o dia e se o cômodo estiver em uma posição solar favorável.

5- Painel

Ótima para sala de estar e quartos, a cortina painel corre nos trilhos pela horizontal em posições diferentes, graças ao seu recolhimento lateral. O tecido é mais transparente e dá um charme extra a qualquer espaço.

Como saber qual o tamanho ideal da cortina?

Isso também varia de acordo com o seu gosto pessoal, mas tenha em mente que as cortinas nunca podem ser mais curtas do que o tamanho da janela, senão perdem o sentido. Se optar por cortinas que se estendem até o chão, darão um charme extra ao espaço, principalmente na sala de estar. Deve ter em mente, porém, que se tiver animais de estimação em casa, eles podem morder ou arranhar a cortina, o que vai estragar a peça.

Tipos de cortina que não se estendem até o chão são um excelente “meio termo”. Se você achar que isso não fará com que o espaço fique tão atraente, compense apostando em cores mais vivas e ousadas. O ponto positivo é que seus bichinhos de estimação dificilmente vão ficar brincando com o tecido, algo que garante uma vida útil maior.

Não deixe de conferir: Porcelanato ou cimento queimado: qual é o melhor para o seu piso?

Qual cor usar na minha cortina?

Quando o assunto são cores, também não há uma regra absoluta. Algumas dicas, contudo, servem como ótimos norteadores na hora de escolher o tom da cortina. Por isso, a primeira sugestão é harmonizar a cor da cortina com as cores do ambiente, principalmente das paredes.

Para a sala de estar, uma aposta interessante é em tons claros, como branco ou bege. Nos quartos, como o intuito é gerar mais privacidade, cores escuras podem ser uma ótima opção. O mesmo vale para as cortinas blackout, ideais para quem gosta de dormir até mais tarde nos finais de semana.

Se sua sala de jantar também tiver janela, a estratégia é levar em consideração a cor da mesa e das cadeiras, para combinar ambas. No escritório – popular em tempos de home office – persianas ou cortinas nesse mesmo estilo são as melhores indicações.

Use Cimento Queimado para compor seus ambientes

Um produto que tem conquistado os consumidores cada vez mais é o Cimento Queimado. Seu efeito faz com que qualquer parede fique com cores impecáveis, dando um efeito belíssimo e decorativo ao ambiente.

Na Decor Colors trabalhamos com dois tipos de Cimento Queimado: Cimento Queimado Rústico e o Cimento Diamantado Aveludado. São ótimas escolhas para decorar a sua casa e deixá-la muito mais moderna, além de sofisticada. Conheça agora mesmo e escolha o dom ideal para as suas paredes. Inspire com a gente no Pinterest.