Plantas para apartamento: conheça as espécies ideais para harmonizar com os ambientes + mitos e verdades

As plantas para apartamento são perfeitas para quem precisa renovar os ambientes, preencher espaços e deixá-los com mais vida e cor. Além disso, também contribuem para ressaltar a beleza dos cômodos e ajudam a melhorar a qualidade do ar, filtrando os poluentes, que são nocivos para a saúde.

A seguir, conheça algumas das melhores espécies de plantas para apartamento e saiba em qual ambiente utilizar cada uma. No final do texto, também contamos a você algumas verdades ou mitos a respeito das plantas.

Aproveite a leitura!

Quais são as plantas ideais para apartamento?

É comum muitas pessoas que moram em apartamentos acharem que não podem ter plantas por conta do espaço reduzido ou a impossibilidade de ter um jardim. Já adiantamos que esta ideia está equivocada, e ao longo deste texto mostraremos a você os motivos para isso.

Quando se trata de plantas para apartamento, não existe uma espécie que seja mais “perfeita” que a outra. No entanto, por conta da falta de um espaço abundante, folhagens que ocupem um espaço muito grande ou se expandam com velocidade podem não ser as ideais para o seu caso.

Então, quais são as espécies que posso ou devo ter em meu apartamento? Listamos as principais abaixo. Confira!

1- Espada de São Jorge

espada de São JOrge

Uma das espécies mais indicadas para cultivo dentro de casa, a Espada de São Jorge pode ser plantada em vasos pequenos e não cresce com tanta velocidade. É uma planta muito fácil de cuidar, já que não exige uma regagem frequente e não precisa de uma grande adubação para se manter viva.

Esta planta é ótima para cômodos com baixa luminosidade. A luz menos intensa contrasta muito bem com a tonalidade de suas folhas. Não recomendamos colocar a Espada de São Jorge em vasos suspensos, mas sim nos cantos dos ambientes ou mesmo um vasinho menor para pôr em cima da mesa de jantar.

2- Zamioculca

Planta Zamioculca

Outra espécie bastante comum de ser utilizada na decoração de ambientes fechados é a Zamioculca. Assim como a Espada de São Jorge, ela não pede grandes cuidados para se manter viva e saudável.

O mais indicado é regá-la cerca de uma a duas vezes por semana, de forma que a água encharque toda a terrado vaso. Também é importante evitar que a Zamioculca tenha um contato direto e frequente com o sol. Suas folhas têm um aspecto rústico e são muito brilhosas. Planta perfeita para a sala de estar.

3- Rosa de Pedra

Planta Rosa de Pedra

A Rosa de Pedra é uma planta ideal para qualquer cômodo do apartamento, inclusive o banheiro. Em geral, esta é uma espécie que não cresce muito, portanto, pode viver em vasos pequenos. Ela é um tipo de suculenta e ganha este nome por causa de seu formato, que remete a uma rosa.

Assim como as plantas citadas anteriormente, a Rosa de Pedra também não precisa de cuidados intensos. Regue ela apenas quando a terra do vaso estiver totalmente seca. Ela sobrevive tanto sob a luz do sol quanto na sombra, sendo o mais indicado deixá-la em um “meio termo”, ou seja, disposta em um local onde pegue apenas o reflexo dos raios solares.

Leia também: Pendente para sala de jantar: qual a melhor opção para a sua?

4- Violeta

Planta violetas

A Violeta é outra espécie que não possui um padrão de tamanho definido. Suas flores podem atingir desde 5cm até 50cm de altura. São perfeitas para adicionar uma cor viva e intensa aos ambientes e precisa de uma rega mais frequente, algo em torno de três vezes por semana.

O mais comum é utilizar essas plantas em vasos pequenos dentro dos apartamentos. Elas ficam lindas decorando as janelas ou mesas, seja a de jantar, de trabalho ou qualquer outra. Uma dica importante para mantê-las vivas é evitar ao máximo um contato direto com o sol por mais de algumas horas por semana.

5- Cactus

Planta cactus

Sem dúvidas, o Cactus é uma das espécies mais fáceis de se cuidar. Sua beleza é exótica e remete aos cenários de filmes ou séries que se passam no deserto ou em outras regiões bastante áridas.

Se você deseja cultivar cactos, o melhor local para deixá-los é na varanda ou nas janelas do seu apartamento. Isso porque esta espécie precisa de contato direto com a luz do sol para sobreviver. A regagem ideal é uma vez por semana no verão e uma vez por mês durante o inverno.

Mitos e verdades sobre plantas em apartamento

Muito se fala sobre cuidados, o que fazer ou fazer, “simpatias” ou outros métodos para manter vivas as plantas dentro do apartamento. Para esclarecer algumas dessas dúvidas, separamos alguns mitos e verdades sobre o assunto. Acompanhe.

Você também pode gostar: Iluminação para banheiro: conheça os principais tipos e aprenda dicas para acertar em cheio na criação do espaço ideal

“O problema sou eu”

MITO. Não é porque você teve alguns insucessos cultivando plantas em seu apartamento que significa que não leva o menor jeito para a coisa. Assim como tudo que fazemos em nossa vida, se queremos bem feito, precisamos buscar o conhecimento necessário para dar certo. A melhor dica é, após escolher qual espécie quer cultivar, ler o máximo de conteúdos a respeito dela, para aprender como mantê-la viva e saudável.

“Tem que regar as plantas todos os dias”

MITO. Como vimos nos exemplos citados anteriormente neste texto, não são todas as plantas que precisam de regagem todos os dias. Com algumas, regando seus vasos uma vez por semana, ou até mesmo uma vez por mês – assim como os cactos, por exemplo -, já é o suficiente.

“Podar as plantas faz elas crescerem”

VERDADE. Sabe aquelas folhas murchas, que não possuem a mesma coloração das demais? Podá-las contribui para que a planta continue crescendo de forma saudável. Isso ocorre porque as partes antigas dão espaço para novas brotarem no lugar.

“Regar durante o dia faz mal”

VERDADE. Por incrível que pareça, sim, regar as plantas de dia pode ser prejudicial. Este é o período onde a temperatura está mais elevada, portanto, facilita que haja um choque térmico, prejudicial para qualquer espécie. Segundo especialistas em jardinagem, os melhores momentos para regagem são no início da manhã (antes das 9h) ou durante a noite.

“As plantas precisam de sol todos os dias”

MITO. Todas as plantas precisam de luz, mas não necessariamente ficarem expostas diretamente aos raios solares todos os dias. Tem plantas que preferem sombra, meia sombra, entre outras posições.

Sabe o que mais é perfeito para harmonizar com os ambientes?

O Cimento Queimado Decor Colors é a opção ideal para harmonizar com qualquer ambiente, trazendo mais cor, vida e luxo às paredes ou pisos. A combinação desse produto é possível com diversas superfícies e na Decor Colors você o encontra nos formatos Rústico e Diamantado Aveludado.

Converse com nosso time de especialistas e acerte em cheio na escolha da tonalidade para o seu apartamento.