Pintura meia parede: tudo o que você precisa saber sobre essa tendência

Já não é mais novidade para ninguém que todos os anos inúmeras tendências de decoração de ambientes entram no radar. Para começar 2022 de uma forma positiva e tendo esse olhar, como deixar de fora a pintura meia parede?

Mudar sempre faz bem, e nada melhor do que tornar um ambiente monótono, e que por vezes pode parecer sem vida, em um espaço único e acolhedor.

Leia também: Cores de tinta para parede externa: Como escolher a melhor?

Hoje, para iniciar o ano novo com o pé direito, você vai saber tudo sobre a pintura meia parede, dicas e, claro, um passo a passo de como fazer.

Seja bem-vindo (a) nosso blog, e tenha uma ótima leitura!

Pintura meia parede cimento queimado

O que é pintura meia parede?

Muito provavelmente você já deve ter visto fotos, e talvez tenha ficado com algumas dúvidas sobre o que ela é, e até mesmo de como colocar em prática essa técnica de decoração.

Para iniciar a conversa, o que podemos garantir para você, é que essa técnica de pintura e decoração chegou para ficar. Na teoria, ela nada mais é do que uma forma de pintar uma parede com dois tons. Só que na prática não é bem por esse lado.

E ela é muito utilizada em locais que querem apresentar um espaço maior do que realmente eles possuem, uma vez que que a pintura pode trazer uma sensação diferente, de amplitude.

Para fazer uso da pintura meia parede, é necessário sempre trabalhar junto com um profissional de decoração de interiores, afinal, ele saberá exatamente quais cores combinam entre si, e, principalmente, quais as melhores mobílias para cada ambiente.

Em qual local fazer a pintura meia parede?

Basicamente, todos os ambientes podem receber a pintura meia parede. Entretanto, é importante saber que o seu resultado final será melhor se for feita em um local mais amplo.

Por exemplo, se você optar por fazer a pintura meia parede em um banheiro, o efeito não será tão bonito quanto em uma sala, tudo isso devido ao aproveitamento e ao espaço que terá para aplicar essa decoração.

Você pode se interessar também: 3 Dicas Para Decorar a Parede da Sua Casa

Sobre o tempo, não existe uma definição de quando você deve, ou pode fazer a pintura meia parede. Mas, como falamos no tópico anterior, é muito importante conversar com um profissional de decoração de interiores, porque com o conhecimento dele, o resultado será melhor e você ficará mais satisfeito com a pintura.

Saiba como usar pintura meia parede

A meia parede possui inúmeras funcionalidades. Quando utilizada em um quarto, por exemplo, ela pode servir até mesmo como uma opção de cabeceira de cama.

Já a meia parede na sala também serve como uma divisão dentro do mesmo ambiente, o que pode influenciar nas outras escolhas decorativas, e você pode brincar com diferentes cores na sala, inclusive!

Ao traçar linhas horizontais na parede – que é a escolha mais comum – a parte inferior pode ser feita com cores mais escuras e a superior com cores mais claras, o que também pode influenciar nas escolhas de mobília, quadros, espelhos e tudo mais.

Mesmo que não seja tão comum, em alguns lugares e ambientes pode ser vista a escolha pela meia parede vertical. Se estivermos falando de uma empresa ou restaurante, por exemplo, pode ser uma boa alternativa.

Leia também: Melhores dicas para decorar consultórios

Qual a altura para pintura meia parede?

Uma das perguntas mais feitas por quem deseja utilizar essa técnica é: qual a altura para meia parede?

A resposta, pode ser um pouco inconclusiva, uma vez que dependerá e muito de toda a composição que o ambiente carregará consigo. 

Muitas vezes, o dito “meia parede” pode soar como uma obrigatoriedade de que essa técnica de pintura seja milimetricamente calculada e fique literalmente na metade. Entretanto, aqui, cabe uma conversa com a pessoa responsável pela obra de decoração para entender quais as opções.

Em alguns ambientes, a pintura meia parede pode ficar um pouco mais para cima, ou para baixo também, tudo isso dependendo de quais serão as escolhas decorativas.

Para dar uma resposta mais clara, podemos dizer que aqui é um momento de usar a criatividade e escolher cores que combinem e faça com que o ambiente se torne mais completo e rico em experiência. Divirta-se com as escolhas.

Dicas para fazer pintura meia parede

Durante o decorrer do artigo, em diversas partes comentamos sobre a importância de trabalhar com um profissional de decoração ao seu lado para as escolhas da pintura meia parede.

Veja também: Saiba como transformar um ambiente com Parede em Cimento Queimado

Entretanto, se você é uma daquelas pessoas que gosta de fazer trabalhos manuais, principalmente quando envolvem o seu ambiente residencial, vamos apresentar agora um passo a passo de como fazer pintura meia parede.

Pintura meia parede cimento queimado

Confira:

1º Encontre o ambiente certo

O primeiro passo para fazer a pintura meia parede é escolher o local certo para aplicar essa técnica de decoração. Analise bem suas possibilidades para que o resultado seja positivo.

2º Escolha as cores com sabedoria

Antes de escolher quais tonalidades usar, é importante conhecer um pouco mais sobre os sentimentos e sensações que elas podem trazer consigo. Basicamente, existem dois grupos, as cores quentes e as frias. 

Como seu próprio nome já diz, as cores quentes trazem consigo uma sensação de calor, de luz, e dentre as principais está o vermelho, laranja e o amarelo. Por outro lado, as cores frias remetem ao mar e ao céu, e carregam sentimentos como a calmaria, o azul, o roxo e o verde são bons exemplos de cores frias.

3º Faça as medidas

Após saber onde e quais cores usar, é hora de pensar nas medidas para fazer o efeito de pintura meia parede.

Como falamos anteriormente, não existe uma medida padrão e que deve ser seguida à risca, entretanto, é importante pensar e calcular bem para que as escolhas de cores combinem.

4º Isole o ambiente

Para esse passo, é bom fazer o uso da boa e velha fita adesiva para demarcar exatamente que cor será utilizada em cada parte da parede. O que também ajudará a evitar problemas na hora de realizar a pintura meia parede.

5º Divirta-se fazendo a pintura

Por fim, se você é daquelas pessoas que gostam de trabalhos manuais, é hora de se divertir transformando o seu ambiente.

E, depois, aproveite o seu novo local com a meia parede pintada e que transformará o seu local por completo.