Decoração Vintage e Retrô: tudo o que você precisar sobre esses dois estilos

Assim como toda boa tendência, as escolhas de decoração vintage e retrô têm ganhado cada vez mais espaço no design de interiores. E você sabia que vintage e retrô não são a mesma coisa? Sabe quais são as diferenças entre esses dois estilos de decoração?

Talvez, você tenha herdado um móvel antigo e pensado: o que eu vou fazer com isso? Pois saiba que essa peça pode ser fundamental para transformar um ambiente. Sobre isso, vamos conversar mais à frente.

Fique tranquilo, logo vamos responder as perguntas que fizemos nos parágrafos anteriores. Esse artigo da Decor Colors tem como objetivo lhe explicar tudo sobre decoração vintage e retrô.

Então, se você está prestes a realizar uma obra em sua casa, primeiro leia este artigo e depois faça as melhores escolhas para sua decoração, tá bem?!

Seja bem-vindo (a), esperamos que tenha uma ótima experiência conosco.

Vamos começar pelas definições: o que é decoração vintage e decoração retrô?

É claro que antes de mostrar as diferenças entre vintage e retrô, precisamos explicar um pouco mais sobre esses dois estilos decorativos. E é exatamente isso que vamos fazer agora.

O que é decoração vintage?

Decoração Vintage

A palavra vintage tem sua origem do inglês, e é muito utilizada para se referir a itens antigos e que, principalmente, se encontram em um bom estado de conservação.

Dessa forma, a decoração vintage busca resgatar um estilo vivido em outras décadas. Em estudos é possível encontrar que hoje esse modelo tem buscado resgatar histórias que passaram pelos anos 1920 até 1960, como uma forma de relembrar os ambientes.

Você pode se interessar por: Como escolher a melhor textura de parede?

Aqui também cabe uma curiosidade sobre o termo. Vintage, inicialmente era utilizado como uma maneira de identificar boas colheitas de uva e suas melhores safras. Com o passar dos anos, a palavra começou a ser utilizada na moda, no design, e em outros diversos lugares.

O que é decoração retrô?

Decoração Retrô

A decoração retrô é uma das tendências mais faladas nos últimos anos, e é daquelas que chegam para ficarem muitos e muitos anos em evidência. Diferente do vintage, o retrô não utiliza objetos de época, mas sim se baseia neles para estar em evidência.

E, um ponto de grande destaque do estilo retrô é que ele faz uso de muitas estampas para se apresentar. Aqui, as pinturas das paredes, ou até mesmo utilização de quadros e outros objetos ganham um destaque maior ainda.

Qual a principal diferença entre decoração vintage e retrô?

Na apresentação sobre decoração vintage e retrô, você percebeu que os estilos não são sinônimos.

De um lado, o vintage se utiliza de elementos que realmente viveram em outras décadas, como por exemplo o piso, os móveis, os quadros, e tantos outros objetos. Já o retrô, por sua vez, faz alusão a esses itens, e em sua grande maioria são produtos novos, mas que têm como finalidade justamente serem similares aos do passado.

Você pode gostar de: Hora da reforma: saiba como escolher as melhores cores para sala e deixar o ambiente incrível

Aqui, importante destacar, não estamos dizendo que um estilo está certo e o outro errado, afinal, ambos os modelos decorativos podem causar um resultado incrível para os ambientes de sua casa ou empresa.

Saiba como fazer uma decoração vintage e retrô

Agora que entendemos o que é e também qual a principal diferença entre os estilos vintage e retrô, podemos chegar em uma parte bastante divertida do nosso conteúdo: como podemos montar uma decoração vintage e retrô.

Como fazer uma Decoração Vintage

Lembra que comentamos na introdução sobre os móveis antigos que talvez você tenha herdado? Eles podem ser os pontos iniciais para essa transformação. Pesquisar sobre o ano em que foram produzidos lhe auxiliará a contar uma história com base na decoração.

Caso não tenha nenhum item consigo, aqui vai nossa primeira dica. Já que falamos que o vintage se utiliza de objetos de outras épocas para fazer a decoração de um ambiente, fazer uma visita aos antiquários e também lojas de móveis que vendem produtos antigos, pode lhe auxiliar no início.

Outra opção é buscar algumas embalagens de produtos de época. Muito provavelmente você já deve ter se deparado com um local que contava com garrafas de refrigerantes antigas, ou ainda alguns engradados de outras bebidas que eram de décadas passadas. Isso pode ser um ponto muito interessante para a decoração.

Ainda, uma escolha que deve ser feita é com base nas cores para a parede. Aqui, você pode optar por tonalidades mais neutras, afinal, em muitos momentos no passado, as pessoas utilizavam cores mais frias para as pinturas.

Como fazer uma Decoração Retrô

Assim como no caso da decoração vintage, o primeiro passo é encontrar um ponto de partida. Pode ser um móvel, como os rústicos que encontramos hoje em diversas lojas, eles não são de época, mas fazem alusão a algum momento.

Após isso, a pesquisa de outros elementos que sejam da mesma década, por exemplo, é um fator interessante, assim você conhecerá melhor como eram os itens decorativos naqueles tempos.

Mas, você não precisa se prender a isso! O retrô pode ser combinado com outros estilos e oferecer uma adaptabilidade e versatilidade na hora de compor as escolhas decorativas.

No retrô, as formas geométricas e as estampas florais fazem uma forte relação com o passado, e podem ser suas escolhas para as paredes e pisos. Além disso, as cores podem ser mais vibrantes, mais fortes do que no caso do estilo vintage.

Seja para o estilo vintage ou retrô, escolha as tintas em Cimento Queimado da Decor Colors

O Cimento Queimado é uma tinta que tem sua utilização muito presente em ambientes que querem remeter a um olhar mais urbano e industrial na decoração.

Hoje, essa técnica vive o seu boom, justamente por sua versatilidade e praticidade. Além, claro, de esteticamente ser uma das técnicas de pinturas mais bonitas encontradas no mercado hoje em dia.

Veja mais: Decor Colors no BBB: o cimento queimado na casa mais vigiada do Brasil

O Cimento Queimado, se utilizado com móveis de madeira, e que tenham um estilo vintage ou retrô pode ser uma combinação perfeita para todos os ambientes. Outra grande opção é o mármore, que também pode ser uma ótima escolha de combinação.

Na Decor Colors, você encontra duas opções de Cimento Queimado, o Rústico e o Diamantado Aveludado. Ambos os modelos contam com paletas de cores únicas e prontas para entregar o melhor.

Agora que você já sabe a diferença entre Retrô e Vintage pode começar a remodelar sua casa, escolhendo um desses dois modelos que são tendências mundo afora. E, para a pintura, conte com as tintas da Decor Colors.