Decoração Retrô: saiba tudo sobre esse estilo decorativo agora mesmo!

Muitas cores, elegância, ambiente acolhedor e uma releitura do passado, sim, estamos falando da decoração retrô. Nas últimas duas décadas, esse estilo caiu nas graças de milhares de pessoas.

Diferente do que muitos pensam, o retrô não tem nada a ver com o estilo vintage, e isso vamos explicar mais adiante. Essa é uma das opções para os amantes de história e também para aqueles que querem ter uma narrativa especial em todos os espaços de suas residências.

Está em obras? Quer remodelar a sua casa? Então fique com a gente pois esse artigo será muito importante para o seu momento. Hoje, no blog da Decor Colors, vamos falar tudo sobre a decoração retrô.

O que é decoração retrô e como surgiu?

O que você pensa quando ouve a palavra retrô?

Em uma rápida pesquisa, você encontrará respostas como: releitura, ou ainda algo que imita ou lembra o passado. E, quando estamos falando de decoração, é justamente isso que vamos encontrar.

O estilo de decoração retrô é uma releitura do passado, ou seja, ele busca entregar o que era visto em décadas anteriores, alinhado com objetos do presente, e também algumas questões mais futuristas. Dessa forma, os móveis e itens decorativos são os principais pontos para compor essa história, sem falar nas cores, muitas cores.

Tudo dentro da decoração retrô tem que estar em sintonia – e isso vamos lhe explicar melhor mais para frente. Hoje, esse estilo lembra muitos os anos 1950, 1960 e 1970.

Leia também: Decoração Clássica: história, princípios e como fazer, saiba tudo sobre esse assunto agora mesmo!

Por trazer consigo memórias afetivas, simplicidade, cores e um ambiente extremamente harmônico, o estilo retrô caiu nas graças de milhares de pessoas nos quatro cantos do mundo.

Quer entender mais sobre o porquê desse estilo estar em alta? Continue conosco!

Decoração Retro

O que faz o estilo decorativo retrô estar em alta atualmente?

Agora que você já sabe exatamente o que é a decoração retrô e também como ela surgiu, que tal conhecer três motivos que fazem desse estilo uma das maiores tendências das últimas duas décadas?

Acompanhe nossa lista

Elementos decorativos

Sabe aqueles telefones antigos, aqueles bem coloridos? Então, esse é um dos exemplos de objetos que caracterizam o estilo retrô.

E, certamente você já deve ter visto quadros com imagens de atores e cantores famosos do passo, esses também são alguns itens capazes de transformar o estilo retrô em uma das grandes tendências, um resgate do passado.

Cores como diferenciais

Algo que chama muita atenção na decoração retrô é a presença das cores, seja nos móveis, eletrodomésticos, utensílios, objetos e até mesmo nas paredes e piso.

É claro que muitos cuidados são tomados na hora de elaborar esse estilo decorativo, principalmente para que ele fique harmônico e não seja algo agressivo visualmente falando. Com toda certeza, a presença de tonalidades contrastantes e que combinem com os itens escolhidos para o ambiente faz do retrô uma ótima opção.

Móveis com presença

Decoração Retrô

Seja a escolha por aqueles feitos de madeira maciça, ou até mesmo de pallets, a combinação com os itens dos tópicos anteriores certamente transformará a sua residência.

Um detalhe muito importante sobre os móveis, diferente do que é visto na decoração vintage, no retrô eles fazem alusão às décadas passadas, e não necessariamente sejam originários desses períodos.

Qual a diferença entre decoração retrô e decoração vintage?

Antes, quando estávamos falando sobre móveis, levantamos um ponto sobre eles serem uma releitura do passado, e, por isso, é importante fazer uma pausa para explicar justamente a diferença entre decoração retrô e decoração vintage, afinal, isso pode causar algumas confusões.

Por vezes, a decoração retrô é confundida com o estilo vintage, e até mesmo um é utilizado como sinônimo do outro. Só que isso é algo equivocado.

Veja também: Decoração de varanda: dicas simples de como transformar este ambiente

O retrô faz alusão a esses itens, e em sua grande maioria são produtos novos, mas que tem como finalidade justamente serem similares aos do passado. Enquanto o vintage se utiliza de elementos que realmente fizeram parte de outras décadas, como os móveis, os quadros, e tantos outros objetos.

E, como transformar uma casa utilizando o estilo retrô?

Agora que entendemos os principais pontos sobre a decoração retrô, e também as diferenças para o estilo vintage, chegou a hora de colocar tudo isso em prática.

Assim, a Decor Colors separou algumas dicas e sugestões de como você pode aplicar essa decoração nos principais ambientes de sua casa.

Acompanhe!

Decoração Retrô na Sala

É sempre importante lembrar que o estilo retrô, por mais que faça alusão ao passado, de forma alguma deve esquecer do presente, e até mesmo do futuro. Para que tudo dê certo, é necessário unir móveis com essas referências a objetos como televisores modernos, por exemplo. Sofás com estampas musicais também podem ser ótimas opções na hora de iniciar a combinação do mobiliário com o ambiente.

Que tal uma bela composição na sua casa? Decoração com Quadros: Um passo a passo de tudo o que você precisa saber!

Outro ponto fundamental são as cores. Tonalidades mais quentes como o vermelho, ou outras parecidas, podem dar certo. Para que não fique um ambiente pesado, fazer uso de quadros, como posters de banda, ou até mesmo de atores famosos é uma ótima opção.

Uma sugestão que você certamente vai gostar diz respeito ao móvel em que ficará o seu televisor, que tal pensar em um painel feito de pallets? Uma ótima escolha, certo?! Ah, e de forma alguma esqueça de combinar as almofadas do sofá ou até mesmo os pufes com a decoração.

Decoração Retrô na Cozinha

A cozinha é um dos ambientes mais importantes de uma casa, e por isso, ela merece uma atenção redobrada na hora de utilizar a decoração retrô por lá.

Assim como falamos sobre a sala, as cores nas paredes e nos móveis ditam o ritmo de na cozinha retrô. Um bom exemplo são armários na cor amarela contrastante com paredes e eletrodomésticos em tonalidades mais escuras. Móveis com molduras podem ser fundamentais para entregar o ar retrô ao ambiente.

Uma mesa rústica com muitos espaços, combinada com cadeiras estofadas também garantirá um cômodo impecável.

Plantas, quadros, e até mesmo a presença de alguns utensílios da cozinha a mostra pode ajudar a finalizar a decoração de sua cozinha retrô.

Decoração Retrô nos Quartos

Todas as dicas e sugestões que aplicamos para a sala e cozinha podem ser analisadas e levadas em consideração na hora de elaborar um quarto no estilo retrô. Só que, antes de iniciar esse processo, alguns detalhes devem ser cuidados. Quando falamos de um ambiente de uma pessoa solteira, é mais fácil colocar o estilo dela por lá. Já no quarto de casal, é preciso estudar bem e entender os gostos de cada um.

O que é comum para as duas opções é a presença de armários de madeira, até mesmo sem pinturas e que mostrem que estão em um bom estado de conservação, justamente para fazer a releitura do passado. Uma cama com estruturas metálicas também é um detalhe bastante interessante e que pode ser aplicado ao cômodo.

Mesa de estudos, quando necessárias e importantes, podem ser combinadas com quadros e posters de bandas, filmes e atores.

Pode ser do seu interesse: Plantas para apartamento: conheça as espécies ideais para harmonizar com os ambientes + mitos e verdades

Por fim, pense sempre nas combinações de cores, é fundamental que o mobiliário esteja em contraste com as escolhas de tintas para as paredes. O retrô não pode ser monótono e nem extravagante demais, avaliar as possibilidades e opções é fundamental.

Se as paredes merecem atenção redobrada, encontre a tinta certa!

Agora que você sabe tudo sobre decoração retrô e recebeu algumas dicas e sugestões de como transformar os principais cômodos, que tal escolher a melhor tinta para as suas paredes e transformar de uma vez por todas a sua residência?

O Cimento Queimado é uma tinta que tem sua utilização muito presente em ambientes que querem remeter a um olhar mais urbano e industrial na decoração. Hoje, essa técnica vive o seu boom, justamente por sua versatilidade e praticidade. Além, claro, de esteticamente ser uma das técnicas de pinturas mais bonitas encontradas no mercado hoje em dia.

Na Decor Colors, você encontra duas opções de Cimento Queimado, o Rústico e o Diamantado Aveludado. Ambos os modelos contam com paletas de cores únicas e prontas para entregar o melhor.