Decoração Industrial: o que é e como aplicar esse estilo

Elegância e sofisticação em um ambiente amplo. Sim, estamos falando da decoração industrial. Uma das maiores tendências do design de interiores na última década, sua história é muito antiga, ainda do século passado. 

E, hoje esse estilo está nas graças de pessoas dos quatro cantos do mundo.

Está em processo de obra na sua casa? Então, antes de escolher as decorações para os ambientes, lhe convidamos para ler esse artigo. Certamente o estilo industrial vai chamar a sua atenção.

Seja bem-vindo ao blog da Decor Colors e tenha uma ótima leitura!

O que é Decoração Estilo Industrial?

A decoração no estilo industrial surgiu por volta dos anos 1950 e 1970, principalmente na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. 

A decoração industrial tinha como finalidade na época transformar espaços amplos, até mesmo antigas indústrias – por isso do nome – em residências espaçosas.

Isso se deu, principalmente, pelo crescente número de habitantes em grandes centros, e foi uma das principais formas de acomodar toda a população de uma maneira confortável.

Você pode se interessar por: pensando em reformar sua casa? Conheça 7 Estilos de Decoração para transformar seu ambiente

Foi nesse momento histórico que muitos artistas acabaram se mudando para esses locais, e auxiliando ainda mais na propagação da ideia de residências que carregam consigo um estilo de decoração industrial.

A partir dos anos 2010, a decoração industrial ganhou uma nova perspectiva, se tornando uma das tendências mais utilizadas no design de interiores, mesmo sem a necessidade de montar uma residência dentro de antigos galpões fabris.

A origem da decoração industrial

Agora que você já tem um conhecimento sobre o que é decoração industrial, falaremos um pouco do surgimento dela. 

De forma bem direta, o estilo industrial veio à tona no século XX e teve mais conhecimento nos Estados Unidos, principalmente, em Nova York. 

Para entender melhor, vamos fazer um breve exercício de imaginação com história. 

Imagine o cenário de Nova York no começo dos anos 1900. Era um período de constante crescimento industrial e também de densidade demográfica. Cada vez mais pessoas chegavam em busca de uma nova oportunidade de trabalho e vida. 

O movimento era bem grande e a cidade possuía diversas fábricas e galpões para indústria. 

Contudo, os Estados Unidos teve que lidar com a crise de 1929, quando as ações da Bolsa de Valores de Nova York perderam valor e praticamente quebraram. 

Certo, mas da onde surgiu a decoração industrial? 

Em decorrência da crise econômica de 1929, muitas indústrias foram prejudicadas e deixaram a cidade. Assim, vários lugares industriais e galpões foram deixados sem uso. 

Com o passar dos anos, esses lugares abandonados foram vistos como alternativas para negócios e, inclusive, moradia por um preço mais acessível. 

Desse jeito, esses espaços passaram a ser conhecidos popularmente como lofts, apartamentos que têm como característica o pé direito alto e que originaram o estilo de decoração industrial. 

Hoje em dia, as áreas de arquitetura e design trabalham bastante com esse tipo de decoração, que procura transmitir o ar industrializado com paredes feitas de tijolos ou paredes texturizadas, tubulações, cores mais queimadas, entre outros detalhes.

Características da Decoração Estilo Industrial

Decoração Estilo Industrial

O estilo industrial tem muitas referências para a sua composição estética. Uma delas, é deixar que o ar urbano entre por completo nas residências.

Quer conhecer mais sobre as características desse modelo decorativo? Então confira nossa lista.

Valorização do espaço

Como falamos anteriormente, a decoração industrial surgiu por volta da década de 1950, e muitas pessoas optaram por fazer antigos galpões suas casas. Naquela época, eram espaços amplos, e isso acabou se tornando uma característica.

Todos os espaços são bem aproveitados e divididos, principalmente para garantir uma maior amplitude e funcionalidade da casa.

Muita iluminação

Seja natural ou artificial, a presença de muitas fontes de iluminação faz parte do estilo industrial de decoração. Janelas grandes, que valorizam a entrada do sol. A escolha por lustres modernos, com luzes amarelas, é outra possibilidade.

E, nada impede que tanto a iluminação natural como a artificial caminhem lado a lado para deixar o ambiente incrível.

Tubulações e estrutura a mostra

Um dos grandes destaques no estilo industrial é a presença das tubulações e até mesmo de algumas partes da estrutura da edificação a mostra. Isso entrega uma presença urbana muito forte, e que faz alusão justamente ao estilo nova iorquino das décadas de 1950, 60 e 70.

Por esses tubos, normalmente passam as fiações elétricas, ou até mesmo de gás e água. Já na apresentação de partes da estrutura, é muito comum ver alguns tijolos que fazem parte da edificação, é claro, em bom estado de conservação.

Presença de móveis de época e atuais

Você lembra que comentamos que mesmo carregando sofisticação e elegância, a decoração industrial pode beber de outras fontes para compor sua estética? Para isso, nada melhor do que unir móveis antigos e até mesmo atuais.

Leia também: Decoração Vintage e Retrô: tudo o que você precisar sobre esses dois estilos

Sofás em couro, mesas de madeira rústica e também algumas estantes em madeira de demolição podem ser escolhas perfeitas para a sala e os quartos. Já na cozinha, eletrodomésticos modernos, em cores foscas e em aço inox podem dar um contraste perfeito e moderno.

Cimento Queimado nas paredes

Outra característica marcante da decoração industrial é a presença da técnica de Cimento Queimado nas paredes.

E, o grande diferencial, é que hoje é possível utilizar o Cimento Queimado além do cinza, já existem diversas cores que são produzidas com base nessa técnica – mais para frente vamos lhe apresentar uma solução perfeita para isso.

Objetos de decoração modernos

Dentro das características da decoração industrial está o uso de objetos modernos para estilizar o local. 

Uma boa opção pode ser móveis mais antigos com tons leves para harmonizar com o ambiente de forma rústica. Ou então itens de metal como bancos, luminárias e mesas para trazer esse ar mais industrializado. 

De fato, objetos feitos com peças metálicas e que ocupem menos espaço podem se adequar mais com essa estética industrial moderna e urbana. 

Não precisa de muito, apenas o necessário para valorizar o ambiente e combinar com a decoração.

Tons neutros

Em uma visão mais geral, os tons mais utilizados na decoração industrial são os sóbrios como preto, branco e cinza

Afinal, essas são as principais cores que vem à mente quando imaginamos um ambiente industrial, não é mesmo? 

Agora, para ter um contraste interessante e que traz elegância para o espaço, uma boa escolha pode ser apostar em tonalidades marrons como a madeira. 

Isso porque elas funcionam bem em contraste com os tons mais sóbrios do estilo industrial e por ser uma cor mais viva, pode servir para chamar atenção para um determinado local.

No mais, as cores dos objetos modernos feitos de peças metálicas vão se adequar de forma elegante com essas combinações de tons. 

Está gostando do conteúdo? Confira também os artigos sobre parede rosa e parede vermelha!

Como decorar com estilo industrial?

Entender o que é e também as principais características do estilo industrial já pode ser um grande caminho percorrido para chegar no momento de colocar essa técnica em ação.

Agora, vamos lhe apresentar algumas dicas para transformar o seu ambiente, confira!

Decoração Industrial no Banheiro

Banheiro estilo industrial

Para utilizar este estilo decorativo no banheiro, você pode escolher um espelho redondo, que fique preso na parede e móveis de madeira de demolição – eles podem inclusive ser pintados e receber um verniz para durarem mais.

O box pode ser de vidro, e as paredes mais escuras, como por exemplo nas cores cinza ou até mesmo preto. A iluminação amarela entrega justamente uma alusão às décadas passadas.

Decoração Industrial no Quarto

Quarto decoração industrial

No quarto, escolher uma cabeceira de cama em madeira, móveis antigos e que contrastem com as escolhas das cores da parede – que pode ser livre, mas no Cimento Queimado terão um destaque – dará um ar diferenciado ao ambiente.

Para otimizar e aproveitar o espaço, uma mesa de estudos em madeira de demolição, ou ainda algo mais moderno em MDF e com os pés de aço ditam o ritmo. Não esqueça, do guarda-roupas, aqui você pode resgatar em um antiquário, ou até mesmo com a família.

Decoração Industrial na Sala

Sala decoração industrial

A sala costuma ser o cômodo em que as visitas passam mais tempo, correto? Então, uma boa tática é impressioná-las a todo instante. Opte por quadros e cores marcantes, em Cimento Queimado, claro. E faça uso também de tubulações à mostra.

Outra dica fundamental, é optar por móveis em madeira de demolição que contrastem com as escolhas de pintura. E, não esqueça de utilizar sofás e cadeiras em couro.

Inclusive, temos um conteúdo incrível com as melhores dicas para decorar sala com cimento queimado. Confira!

Decoração Industrial na Cozinha

Cozinha estilo industrial

Móveis em madeira, cores fortes em Cimento Queimado e eletrodomésticos em aço inox entrega uma combinação perfeita para uma bela cozinha em estilo industrial.

Se você optar por fazer a cozinha e sala de jantar juntas, uma mesa em mármore ou madeira de demolição combinará perfeitamente.

Decoração Industrial no Escritório

Decoração industrial em escritório

A decoração industrial moderna tem tudo a ver com o escritório por remeter exatamente ao trabalho, ao mesmo tempo que também pode ser um ambiente aconchegante. 

Para ter um escritório nesse estilo, algumas escolhas podem ser feitas dentro do próprio gosto pessoal. 

O recomendado é que os móveis tenham elementos mais neutros e que sejam compostos por materiais como ferro. Uma boa alternativa são as mobílias mais rústicas e modernas. 

Outra dica é ter iluminação em estruturas metálicas como trilhos ou canos. Além disso, ter a tubulação aparente também ajuda esse estilo. 

Por fim, escolha uma tinta para pintar as paredes que tenha o estilo industrial como a cor Cimento Queimado, por exemplo. 

Com toda essa combinação, é possível ter uma decoração industrial no escritório elegante e perfeita para trabalhar. 

Leia também: Dicas para acertar na decoração de consultório

Decoração Industrial na Lavanderia

Decoração industrial em lavanderia

Por mais que seja um cômodo que muitas pessoas deixam de lado, a lavanderia também pode ter destaque na casa com uma boa decoração industrial. 

Além de que se toda a casa estiver nesse estilo, a lavanderia também precisa estar, certo? 

Portanto, escolha itens feitos com peças metálicas e que destacam essa característica. Mas alguns móveis de madeira ou com tonalidades marrons podem encaixar bem, só lembre de ter o cuidado adequado.

As paredes e móveis podem levar tonalidades mais frias e neutras como a cor Cimento Queimado.

Tudo isso junto vai contribuir para que a lavanderia também se destaque no estilo industrial. 

O que combina com o estilo de decoração industrial?

São boas combinações para o estilo industrial itens mais rústicos e vintages que combinam tonalidades neutras com sensação atemporal, além de trazer aconchego para os ambientes que fazem parte com os acabamentos e revestimentos que cada um tem em específico. 

Para compor o estilo de decoração industrial, alguns objetos podem ser utilizados nas salas, quartos, cozinha e até mesmo banheiros. 

Listamos alguns a seguir para te ajudar nesse processo de decorar o local. 

Móveis de metal

A primeira combinação certeira para decoração industrial são os móveis de metal como mesas, bancos, cadeiras, armários, entre outros. 

O principal motivo dessa combinação é que o metal remete ao estilo industrial com tons metálicos. 

O lado positivo é que esses móveis ainda têm vantagens por serem compostos por materiais metálicos. Nesse sentido, oferecem elegância, maior durabilidade e resistência contra o desgaste do tempo.

Luminárias de meia lua

Outra combinação para estilo industrial são as luminárias de meia lua que podem ser feitas com diferentes materiais metálicos. 

São decorações úteis usadas há bastante tempo. Por isso, possuem essa característica de serem atemporais. 

Também apresentam versatilidade e são fáceis de combinar com os ambientes.

Prateleiras com madeira e aço

Mais uma opção de combinação para o modelo industrial são as prateleiras com madeira e aço. 

Elas eram muito utilizadas nos galpões industriais e em fábricas, por exemplo. 

Existem muitos modelos modernos que contribuem de forma elegante para a decoração industrial. Além de serem úteis como suporte para objetos como livros, quadros, retratos e por aí vai. 

Pallets, caixotes e carretéis

Como você já sabe, a madeira é um material que pode combinar bem com o estilo industrial. Por isso, os pallets, caixotes e carretéis aparecem bastante em decorações assim. 

Com esses itens, a criatividade é sempre bem-vinda. Muitas pessoas usam os pallets, por exemplo, como base para as camas ou até mesmo jardins internos. 

Outras pessoas transformam os carretéis em mesas de centro para cômodos mais tranquilos, o que traz um ar moderno para o ambiente.

Cimento queimado

Para transformar seu ambiente, escolha as tintas em Cimento Queimado da Decor Colors!

Certamente, agora que você chegou ao ponto final do artigo, ficou encantado e interessado em aplicar o estilo de decoração industrial para a sua residência, correto?

Na hora de escolher as tintas para a sua parede, a Decor Colors está pronta para lhe atender e entregar a melhor solução quando o assunto é Cimento Queimado. 

Aqui, você encontra duas opções de Cimento Queimado, o Cimento queimado tradicional e o Diamantado Aveludado. Ambos os modelos contam com paletas de cores únicas e prontas para transformar a sua residência.

Conclusão

Embora a decoração industrial tenha surgido no século passado, este estilo mostra com frequência que é atemporal. Inclusive, é a escolha de muitas pessoas hoje em dia. 

O ideal é sempre combinar as cores das paredes com a escolha dos móveis para ornar bem com tonalidades mais neutras e que remetem ao ar industrial. 

 Se você gostou desse conteúdo, leia também sobre a história da decoração clássica e como fazer uma. 

Para transformar seu ambiente escolha as tintas em Cimento Queimado da Decor Colors!

Certamente, agora que você chegou ao ponto final do artigo, ficou encantado e interessado em aplicar o estilo de decoração industrial para a sua residência, correto?

Na hora de escolher as tintas para a sua parede, a Decor Colors está pronta para lhe atender e entregar a melhor solução quando o assunto é Cimento Queimado. Aqui, você encontra duas opções de Cimento Queimado, o Rústico e o Diamantado Aveludado. Ambos os modelos contam com paletas de cores únicas e prontas para transformar a sua residência.

Fique por dentro do assunto: 20 perguntas frequentes sobre Cimento Queimado