Decoração escandinava: como usar esse estilo nos ambientes da sua residência?

Se você busca reformular os ambientes da sua casa, mas está sem ideia do que fazer para trazer mais vida e charme aos espaços, este artigo é perfeito para tirar suas dúvidas. Nele, vamos ensinar como usar a decoração escandinava, uma forte tendência no universo da arquitetura e design de interiores, para sofisticar ainda mais a sua residência.

O que é a decoração escandinava?

Originária da região escandinava, composta pelos países de origem nórdica na Europa: Dinamarca, Suécia, Islândia, Noruega e Finlândia, a decoração escandinava é um estilo que valoriza toques minimalistas.

O método é caracterizado por linhas retas nas paredes e móveis, assim como a opção por uma paleta de cores neutra, valorizando a luz natural e muita simplicidade. Inclusive, a cor branca é a mais utilizada na composição dos ambientes.

Elementos clássicos são a preferência em uma decoração escandinava. Por remeter a costumes antigos, móveis e demais objetos em madeira rústica, não tratada, combinam muito mais com esse estilo.

Leia também: Casa minimalista: como usar esse estilo na sua decoração?

O que eu preciso para usar a decoração escandinava?

Em primeiro lugar, você precisa usar e abusar da sua criatividade e inspiração para redecorar os ambientes da sua casa. Tendo isso em mãos, separamos mais 5 dicas que, com certeza, vão te ajudar a usar esse estilo. Acompanhe a seguir:

1- Escolha as cores que vai utilizar

O estilo nórdico, por ser de uma região muito fria, também valoriza o uso de cores mais neutras. Por mais que o branco seja a principal opção, isso não significa que não é possível arriscar algo um pouco diferente do convencional.

Preto e cinza, por exemplo, também são tons que casam perfeitamente com o estilo escandinavo. Se você não quiser arriscar, utilize outras cores mais claras, como um marrom suave ou bege.

2- Espelhos são bem-vindos

Um espelho decorativo é muito bem-vindo para compor a decoração escandinava da sua residência. Recomendamos apenas o cuidado de não utilizar muitos para não transformar os cômodos da sua casa em uma sala de espelhos. Isso, além de poder confundir a visão, pode tirar o charme de outros detalhes presentes nos espaços.

Não se apegue ao formato tradicional de espelho, com apenas o vidro em um corte quadrado ou circular. Invista em molduras diferentes, retangulares, triangulares ou com algum tipo de forma fora do comum.

3- Crie o espaço dos quadros

Quadros ficam bem em qualquer estilo de decoração, e não seria diferente com o escandinavo. Escolha um espaço e pendure diversas molduras que contenham algo que você goste, sejam frases motivacionais, imagens de paisagens ou animais, o que for de sua preferência.

Para não destoar muito do restante da decoração, opte por molduras na cor preta ou branca. Elas darão um ótimo contraste, dependendo da cor que você tiver pintado a parede.

Não deixe de conferir: Decoração clássica: história, princípios e como fazer, saiba tudo sobre esse assunto agora mesmo!

Decoração Escandinava

4- Use linhas

Esta é uma dica que vale tanto para os móveis quanto para a pintura das paredes ou do piso. A decoração escandinava é um estilo que prioriza traços minimalistas, ou seja, pontos, traços e linhas retas, não muito largas, ficam ótimas para compor os ambientes.

Objetos em formatos geométricos também são perfeitos para esse estilo. Podem ser utilizados em forma de vasos para plantas, pendentes, abajures, enfeites, entre outras opções.

5- Foque nos elementos com madeira

A madeira é, possivelmente, a principal matéria-prima que você precisará em uma decoração escandinava. Para ficar de acordo com o que esse estilo exige, é importante que a madeira seja, de preferência, um pouco mais rústica, sem ter sofrido nenhum tipo de tratamento com produtos químicos e afins.

Algo que pode ser feito é envernizá-la. Os móveis ficarão ainda mais belos e luminosos, destacando-se em meio ao restante da decoração.

Cimento queimado também é uma ótima opção

Se você estiver procurando por algum produto que favoreça qualquer ambiente da sua residência e torne sua decoração escandinava ainda mais luxuosa, o cimento queimado é uma excelente opção.

Na Decor Colors trabalhamos com duas opções: Cimento Queimado Rústico ou Diamantado Aveludado. Ambos dão um toque extra de classe a qualquer espaço, ajudando a decorar de um jeito que você nunca viu.

Acesse a nossa loja virtual e confira quais as cores disponíveis em nosso catálogo. Aproveita e já adquire a sua.

× Como posso te ajudar?