Decoração de apartamento pequeno: como deixar o ambiente mais aconchegante?

Quem não tem aquele sonho de um dia conquistar sua moradia própria e ter um canto para chamar de seu, não é mesmo? A procura por espaços compactos e, por consequência, com valores mais em conta, tem levado a preferência de muitas pessoas para os apartamentos. Mas será que é possível fazer com que apenas a decoração de apartamento pequeno deixe o ambiente mais aconchegante?

Estamos aqui para provar que sim, você consegue deixar um espaço menor com a sua cara e transformá-lo em um lugar prático e confortável. Sendo assim, continue acompanhando este artigo para aprender dicas de como deixar um apartamento pequeno muito mais bonito e aconchegante por meio da decoração.

Boa leitura!

Preciso gastar muito com a decoração de apartamento pequeno?

Uma das principais vantagens de morar em um apartamento pequeno é que tem espaços menores para preencher com a decoração, ocupar e limpar. Como resultado disso, o valor que você terá de gastar, seja com móveis, produtos de limpeza ou simplesmente com tinta para as paredes, será menor.

Por outro lado, se você tem menos ambientes para decorar, pode aumentar a qualidade dos produtos que irá comprar para o seu apartamento. Dessa forma, estará investindo o mesmo que investiria para morar em um apartamento maior, só que em móveis, quadros, vasos, entre outros, melhores.

É possível tanto fazer uma decoração de apartamento simples e barata quanto gastar um pouco mais. Tudo fica de acordo com o seu critério e sua realidade financeira, pense nisso.

7 dicas de decoração de apartamento pequeno

Em primeiro lugar, tenha em mente que a decoração de apartamento pequeno só ficará bonita e aconchegante se ela tiver a sua cara.

Decorado e pensado de acordo não só com o quanto você quer gastar, mas nas cores, móveis e demais itens que estejam em conformidade com a sua personalidade e expressem quem você é para qualquer um que lhe visitar.

Dito isso, separamos algumas dicas incríveis e valiosas sobre como decorar um apartamento pequeno e deixá-lo moderno e impecável. Acompanhe!

Leia também: Decor Colors no BBB: o cimento queimado na casa mais vigiada do país

1- Aposte em ambientes integrados

Decoração apartamento pequeno

Uma forte tendência no mundo da decoração são os ambientes integrados, como uma sala integrada com uma cozinha, por exemplo.

Ela elimina a necessidade de usar paredes ou divisórias na maioria dos cômodos para separá-los. Com isso, há a sensação de profundidade no espaço, fazendo com que ele pareça ser maior do que realmente é.

2- Escolha bem as cores

A cor é uma das principais responsáveis por dar vida ao seu apartamento. Arquitetos entram em consenso ao afirmar que uma ótima aposta tem sido em tons vibrantes para as paredes. Mas para aqueles que preferem algo mais discreto, os tons neutros têm o poder de causar uma sensação ainda maior de amplitude no local.

3- A natureza é sua aliada

Além de ajudarem a purificar o ar, o uso de plantas nos cômodos é um ótimo jeito de deixar a decoração ainda mais bonita. Entre as espécies mais cultivadas em apartamento, estão a Lança de São Jorge, Rosa de Pedra (Echeveria), mini cactos, Zamioculca, Antúrio, Jiboia, Bromélia, entre outras.

4- Pense nas cortinas

Especialistas afirmam que cortinas leves são as mais indicadas para apartamentos, sejam eles grandes ou pequenos. No entanto, tudo vai depender da posição solar onde o seu apartamento estiver localizado. Se alguma das janelas pegar um sol forte durante boa parte do dia, vale a pena investir em tecidos um pouco mais grossos.

5- Opte por móveis funcionais

Decoração apartamento pequeno

Aqui, uma boa aposta são os móveis retráteis, como sofás-cama, cama box com baú, entre outros. Lembre-se de que seu espaço é pequeno, portanto, quanto mais metros quadrados conseguir “economizar”, melhor. Além disso, esses móveis são bastante úteis e confortáveis, bem como permitem que quando você receber visitas, elas tenham onde dormir.

6- Saiba utilizar bem outros elementos

Quadros, tapetes, abajures, enfeites, livros e revistas são apenas alguns exemplos de como qualquer elemento tem um impacto na decoração. Eles ajudam a preencher os espaços, além de casarem bem com qualquer ambiente.

Leia também: Como escolher a melhor textura de parede?

Bônus – erros comuns na hora da decoração

Tome cuidado para não cometer exageros em sua decoração. O excesso de itens pode causar uma poluição visual, da mesma forma que muitas cores também têm um impacto não muito positivo – já ouviu falar de psicologia das cores? Além disso, é importante calcular bem o tamanho de cada móvel, para não ter nenhuma surpresa desagradável depois.

Cimento queimado: o toque de classe que o seu apartamento precisa

O uso do cimento queimado nas paredes – ou até mesmo em pisos – se tornou uma grande tendência entre decoradores. Ele é capaz de trazer um tom único para qualquer ambiente, fazendo com que a decoração do seu apartamento fique ainda mais sofisticada.

E de cimento queimado a Decor Colors entende. Transformamos a vida de diversas pessoas por meio do nosso produto, levando mais cor e beleza a qualquer espaço. Que tal dar uma espiadinha nas opções disponíveis que temos e ver qual combina mais com você ?