Cozinha de Alvenaria: veja como transformar esse cômodo com sofisticação

Certamente ao fazer uma viagem para o campo e até mesmo para o litoral, você se deparou com uma cozinha de alvenaria. Muito presente nas residências no século passado, hoje ela carrega um ar sofisticado para o cômodo.

Mesmo sendo um estilo rústico, a cozinha de alvenaria caiu nas graças das pessoas, principalmente pelas suas funcionalidades e, ainda mais, pelo seu custo benefício quando o assunto é manutenção.

Quer transformar a sua casa com uma cozinha de alvenaria? Então esse artigo é para você.

Seja bem-vindo (a) ao blog da Decor Colors e tenha uma ótima leitura.

O que é uma cozinha de alvenaria

Alvenaria é um termo muito presente quando o assunto é construção civil, e ele diz respeito à forma como os imóveis, e até mesmo as estruturas de um local são produzidas. Para isso, são utilizados tijolos ou até mesmo blocos de concreto.

Quando estamos falando de uma cozinha de alvenaria, a forma de produção não é diferente. Muito comum em residências de campo e praia nos séculos passados, principalmente pela sua durabilidade, esse modelo decorativo – sim podemos chamar assim também – tem chegado de vez aos ambientes urbanos.

Seja de tijolos ou até mesmo de concreto, a cozinha de alvenaria une o rústico com o moderno, afinal, ao utilizar os armários com base nesses materiais, e realizar uma pintura em cimento queimado, por exemplo, você pode escolher eletrodomésticos que entreguem um contraste perfeito com as cores.

Leia também: Pensando em reformar sua casa? Conheça 7 Estilos de Decoração para transformar seu ambiente

A escolha por pedras e também madeira, para fazer portas e prateleiras, pode deixar a cozinha de alvenaria com outro olhar, pois dessa forma você também estará prestando atenção aos detalhes e garantindo um cômodo incrível.

Gostou do que viu até aqui sobre a cozinha de alvenaria? Que tal saber como montar uma e deixar o local perfeito? Continue com a gente!

Cozinha de alvenaria

Dicas para fazer uma cozinha de alvenaria perfeita

Pensando no custo benefício, a cozinha de alvenaria é uma das mais econômicas, e mesmo assim entrega sofisticação, beleza e um ambiente incrível. Tudo isso de uma forma pensada e personalizada, que combine exatamente com a personalidade dos moradores.

No início do artigo, comentamos que a cozinha de alvenaria está presente em ambientes que querem remeter a um estilo rústico. E, mesmo assim, ela vem sendo muito utilizada em residências urbanas, principalmente pelo crescimento dessa decoração nas últimas duas décadas.

Agora, que tal saber como transformar a sua cozinha com alvenaria? Confira nossas dicas!

Pense em cada detalhe da sua cozinha de alvenaria e estude sobre estilos

Para elaborar uma cozinha de alvenaria e iniciar o projeto, primeiro você precisa pensar em todos os detalhes desse ambiente, afinal, ela será permanente.

Tenha em mente seus gostos, seja para os móveis como as cadeiras, eletrodomésticos como geladeira e fogão, e até mesmo para as cores que você utilizará nessa decoração. Tudo isso impactará de uma forma geral na sua cozinha.

A cozinha de alvenaria é muito comum em ambientes rústicos e também mediterrâneos, principalmente por seu uso nos séculos passados estar ligado a residências de campo e também de litoral.

Dessa forma, uma rápida estudada sobre esses dois estilos decorativos pode lhe auxiliar na hora de fazer suas escolhas

Escolha fazer os armários abertos…

É muito comum que as cozinhas de alvenaria possuam os seus armários abertos, afinal, por sua produção ser feita de tijolos ou concreto, essas estruturas se tornam muito práticas.

E, optar por não utilizar portas ou gavetas, pode trazer um olhar diferente, mais contemporâneo, que por sinal tem sido uma tendência na hora de planejar uma cozinha.

… ou opte pela união com a madeira na sua cozinha de alvenaria

Caso você não seja adepto de armários sem portas ou gavetas, uma escolha ideal é a presença da madeira de demolição. Ainda mais se você fizer um trabalho de pintura simples e utilizar um verniz para deixar essas estruturas brilhando.

Você pode se interessar: Pendente para sala de jantar: qual a melhor opção para a sua?

Caso essa seja a sua escolha, lembre-se de utilizar eletrodomésticos e até mesmo outros móveis que combinam e contrastam com as suas escolhas.

Cozinha de alvenaria

Combine a pia de alvenaria com o granito ou mármore

Você pôde perceber que ao decorrer desse artigo apresentamos algumas possibilidades de combinação, e, na hora de fazer a pia de alvenaria, nada melhor do que escolher uma união entre ela e o granito ou até mesmo o mármore.

Aqui, você pode ficar livre para escolher qual combina mais com a sua decoração e, principalmente, sua personalidade, afinal, sua casa precisa representar você!

Escolha eletrodomésticos que contrastem com o ambiente

É claro que você pode optar por fazer um fogão à lenha de alvenaria, e ao mesmo tempo ter um a gás ou elétrico. Além disso, será preciso uma geladeira e também outros eletrodomésticos.

Para escolher as melhores combinações, é preciso saber quais cores você utilizará tanto nas paredes como nos próprios armários da cozinha de alvenaria.

Pense nas cores da sua cozinha de alvenaria

As cores são muito importantes na hora de planejar e colocar em prática uma cozinha de alvenaria. E, para combinar com o estilo rústico ou até mesmo mediterrâneo, o Cimento Queimado é uma escolha perfeita – logo vamos apresentar uma solução para isso.

E, você pode ficar livre na hora de escolher quais tonalidades utilizar, mas lembre-se de combinar elas com os demais objetos que farão parte da cozinha.

Combine a cozinha de alvenaria e porcelanato

Agora que apresentamos diversas possibilidades para armários, eletrodomésticos e também para as cores, que tal uma combinação perfeita para o piso?

Unir a cozinha de alvenaria e o porcelanato pode ser a escolha ideal para transformar esse cômodo. Se você optar por paredes e móveis claros, o piso pode ser escuro, e vice-versa. Essa combinação tem tudo para dar certo e deixar o local encantador.

Conheça o piso de cimento queimado e se encante!

Vai fazer uma cozinha de alvenaria? Escolha as tintas em Cimento Queimado da Decor Colors!

Agora que você chegou ao ponto final do artigo, ficou encantado e interessado em fazer uma cozinha de alvenaria na sua casa, certo?

Na hora de escolher as tintas para a sua parede e armários, a Decor Colors está pronta para lhe atender e entregar a melhor solução quando o assunto é Cimento Queimado. Aqui, você encontra duas opções de Cimento Queimado, o Rústico e o Diamantado Aveludado. Ambos os modelos contam com paletas de cores únicas e prontas para transformar a sua residência.

Fique por dentro do assunto: 20 perguntas frequentes sobre Cimento Queimado