Porcelanato ou cimento queimado: qual é melhor para o seu piso?

O piso é uma das partes mais importantes da casa, afinal, ele é a base de tudo. A vasta variedade, no entanto, causa certa dúvida em arquitetos, designers de interiores e proprietários de imóvel sobre qual opção é a melhor. Dois dos tipos mais populares e recomendados são o porcelanato ou cimento queimado, ambos com características únicas e com a capacidade de transformar qualquer ambiente em um espaço mais luxuoso.

Então, qual deles escolher para ser o piso da sua residência? É o que vamos te contar neste artigo, onde apresentamos melhor cada um, quais são suas principais características, benefícios e porque vale ou não a pena investir neles.

Boa leitura!

Porcelanato de cimento queimado

O que é mais barato: cimento queimado ou porcelanato?

Por mais que ambos gerem um resultado satisfatório e duradouro para o piso, o cimento queimado acaba saindo muito mais em conta do que o porcelanato. Isso acontece porque, enquanto o cimento queimado é um efeito usado no piso, o porcelanato é um revestimento de alta qualidade, resistente, leve e prático.

Sendo assim, o cimento queimado é a opção mais barata para ter em sua residência. A desvantagem é que ele não dura tanto quanto o porcelanato, mas compensa pela beleza e o custo-benefício que traz ao consumidor. O investimento em porcelanato, dependendo do tamanho da construção, pode ficar com um preço bem salgado.

Leia também: Iluminação para banheiro: conheça os principais tipos e aprenda dicas para acertar em cheio na criação do espaço ideal

Quanto tempo dura o cimento queimado?

Não existe uma estimativa muito precisa a respeito do tempo de duração de um piso em cimento queimado antes de ele começar a apresentar rachaduras em sua superfície. Contudo, e isso vale especialmente para casas ou apartamentos, quanto menos peso tiver em cima dele, mais anos irá se manter intacto.

Mas não se preocupe, quando falamos em “peso”, estamos falando em uma quantia bastante alta de tolerância. Acontece que, em um comparativo com indústrias, na sua casa não terá nenhuma máquina que pesa toneladas, então os danos ao piso serão causados a um prazo muito mais longo.

Qual a vantagem do cimento queimado?

Além do custo-benefício em relação ao porcelanato ser muito mais atrativo para o consumidor, existem outras vantagens bastante favoráveis do cimento queimado, tais como:

  • Eliminar a necessidade de rejuntes;
  • Dar uma aparência rústica ao ambiente;
  • Facilidade de aplicação do cimento queimado, inclusive sobre pisos já instalados, como o próprio porcelanato;
  • Não precisa de cerâmica ou madeira para os revestimentos;
  • Prático para limpar;
  • Próprio tanto para áreas internas quanto externas da sua residência;
  • Variedade de cores e estilos de decoração;
  • Reage bem às diversas condições climáticas, seja frio, calor, entre outras.

Leia também: Decoração Industrial: tudo o que você precisa saber sobre essa tendência

O que passar no cimento queimado depois de pronto?

Como o piso de cimento queimado é de uma textura bastante porosa, o piso deve ser selado antes da aplicação. Depois de pronto, uma dica interessante é a aplicação de resina para torná-lo impermeável, algo que facilita ainda mais na hora da limpeza.

Porém, é necessário levar em consideração alguns fatores importantes caso opte pela resina: escolha cuidadosamente qual tipo de produto você irá aplicar no seu piso, para evitar que ele fique com um aspecto que remete ao plástico. Se for usar cimento queimado colorido, passe uma solução que ofereça proteção contra os raios ultravioleta.

Confira também a tinta borracha líquida, material impermeabilizante que tem revolucionado o mercado por ser isolante térmico e acústico, além de proteger superfícies contra mofo, maresia, chuva, infiltrações e muito mais. Confira o nosso conteúdo sobre como tirar fungo da parede.

Como evitar rachaduras no piso de cimento queimado?

A resposta é simples: não dá. Se você busca por perfeição e/ou um resultado que deixe seu piso em formato homogêneo, o uso do cimento queimado não é uma boa alternativa. É praticamente impossível evitar o aparecimento de leves trincas no piso, assim como manchas em sua superfície.

No entanto, é justamente aí que mora o charme do cimento queimado. Essas trincas e manchas são o que dá o charme ao piso e um toque rústico à sua composição. Uma dica interessante é aplicar duas camadas de verniz à base de água depois do piso pronto e antes de adicionar os móveis sobre ele. Assim, caso você derrube óleo ou outras substâncias, o risco de manchas “piores” é menor.

Leia também: Pensando em reformar a sua casa? Conheça 7 estilos de decoração para transformar seu ambiente

O melhor cimento queimado você encontra aqui

A Decor Colors é famosa pela produção do cimento queimado com a mais alta qualidade do mercado. Disponível nas versões Rústico e Diamantado Aveludado, os produtos podem ser encontrados em baldes que vão de 1,6kg até 5kg.

Visite agora mesmo a nossa loja virtual e confira qual cor mais combina com a sua casa. São diversos tons, um mais lindo que o outro.