Efeito Cimento Queimado – Tudo o que você precisa saber

Técnica de Textura em Cimento Queimado tem crescido ano após ano no Brasil, e no mundo e pode ser aplicada tanto em paredes como em pisos

A pandemia de Covid-19 foi um dos fatores que fez com que muitas pessoas resolvessem fazer mudanças dentro de suas casas. As pinturas de paredes, e até mesmo dos pisos cresceram e muito nas residências mundo afora. Lembrando um pouco um estilo mais urbano e industrial, o Cimento Queimado passou a ser uma das técnicas mais utilizadas neste período.

Por ser prático de aplicar, limpar e até mesmo de conservar, o Cimento Queimado caiu nas graças dos brasileiros. Com um efeito único, e que pode ser utilizado tanto para as paredes como para os pisos, o seu uso cresce dia após dia.

Mas afinal, você sabe o que é o efeito Cimento Queimado? Sabe como aplicar e quais cuidados deve-se ter com um ambiente que utiliza está técnica de pintura? Não?! 

Hoje, no blog da Decor Colors vamos lhe explicar tudo o que você precisa saber sobre a técnica de pintura e textura em Cimento Queimado.

Seja bem-vindo e tenha uma ótima leitura.

Cimento Queimado Decor Colors
Cimento Queimado Decor Colors

O que é o efeito Cimento Queimado?

Antes de mais nada, é importante entendermos exatamente o que é o efeito de cimento queimado. 

Essa tinta, que também pode ser chamada de massa, é uma mistura de alguns outros compostos, e, na Decor Colors, por exemplo, ela é produzida com uma base acrílica e dolomitas. Sua utilização está muito presente em ambientes que querem remeter a um olhar mais urbano e industrial na decoração.

Esse boom que podemos observar nos últimos tempos se dá justamente por sua versatilidade e praticidade. Além, claro, de esteticamente ser uma das técnicas de pinturas mais bonitas encontradas no mercado hoje em dia.

O Cimento Queimado, se utilizado com móveis de madeira, e que tenham um estilo mais antigo pode ser uma combinação perfeita para todos os ambientes. Outra grande opção é o mármore, que também pode ser uma ótima escolha de combinação.

Quais as opções de Cimento Queimado disponíveis no mercado?

É bem verdade que hoje, com um mercado cada vez mais exigente e com as empresas se desenvolvendo mais e mais, são inúmeras as opções de efeito Cimento Queimado disponíveis no mercado.

Entretanto, cabe sempre ressaltar que, mesmo tendo sua origem em um estilo mais industrial e urbano, principalmente pela cor mais acinzentada, este efeito pode ser encontrado em outras modalidades e tonalidades, como azuis, tons avermelhados, amarelados e muito mais. Há também tons mais sofisticados, como o cimento queimado rosé gold.

Na Decor Colors, por exemplo, são duas as principais opções que você pode encontrar.

Um dos Cimentos Queimados encontrados na Decor Colors é o tradicional, ou também conhecido como Rústico. Ao utilizar essa opção, será possível visualizar um acabamento mais fosco na superfície pintada.

Como o próprio nome da tinta já diz, a massa que produz esta técnica traz consigo um efeito manchado e rústico aos ambientes. Podendo ser utilizada em diversas superfícies como reboco, massa corrida, massa acrílica, gesso e drywall.

Dentro do Cimento Queimado Rústico, é possível encontrar uma paleta de cores capaz de transformar qualquer ambiente de uma forma completa.

Cimento Queimado Diamantado Aveludado

A segunda opção disponível é o Cimento Queimado Diamantado Aveludado, que traz consigo um olhar mais refinado.

Um dos grandes diferenciais dessa massa é que ela possui em sua composição microesferas brilhantes, e é capaz de tornar um ambiente simples no mais sofisticado com uma simples aplicação. 

Dessa forma, após a pintura e utilizando uma câmera de celular ou até mesmo uma luz direcionada, é possível ver um brilho a mais na superfície pintada, que seria o efeito diamantado. Ainda assim, essa opção possui outro grande diferencial que é dar um efeito aveludado, algo que só é possível encontrar na Decor Colors.

O Cimento Queimado Diamantado Aveludado pode ser aplicado tanto em ambientes internos como externos, e sua paleta de cores completa é outro dos inúmeros diferenciais. 

3 principais vantagens de utilizar o efeito de Cimento Queimado

São diversas as vantagens de utilizar o efeito de Cimento Queimado para a pintura de uma parede ou até mesmo no piso.

Durabilidade

O Cimento Queimado encontrado na Decor Colors, por exemplo, é o mais durável do mercado, sendo resistente à água. 

E, fazendo o uso de um selante, a qualidade final da pintura de cimento queimado ficará ainda melhor, uma vez que a água baterá nesta superfície e escorrerá, o que é conhecido como hidro-repelente.

Praticidade na aplicação

Tendo em mãos uma lata de tinta de efeito Cimento Queimado a sua aplicação torna-se muito prática, uma vez que será necessário somente a utilização de uma espátula de aplicação, o que já vem junto caso você opte por uma das cores da Decor Colors.

De qualquer forma que você aplicar a massa de Cimento Queimado na superfície já será possível perceber o efeito, e o número de demãos pode ser uma escolha sua.

Versatilidade

Uma tinta que pode ser utilizada tanto na parede como no piso, esse é o Cimento Queimado que você encontra Decor Colors. Além, claro, de poder utilizar ela em todos os ambientes que desejar, tanto de forma interna como externa.

E, outro grande diferencial é que o efeito de Cimento Queimado da Decor Colors pode também ser aplicado em peças de artesanato.

Ambientes em que o Cimento Queimado pode ser utilizado

Agora que conhecemos exatamente o que é, quais as opções disponíveis no mercado e as principais vantagens de utilizar a textura de parede de Cimento Queimado, podemos falar um pouco sobre os principais cômodos que podem receber esta aplicação.

Parede de quarto com Cimento Queimado

Pintar a parede de um quarto com Cimento Queimado é umas das principais opções hoje no mercado. Se não totalmente com essa técnica, mas, ao menos em uma das paredes o efeito pode ser aplicado para tornar o ambiente mais sofisticado.

Para esse tipo de aplicação, é sempre interessante utilizar móveis de mateira e até mesmo algumas obras de arte para fazer uma boa utilização do efeito.

Parede de sala com Cimento Queimado

Se as salas das casas são um dos principais pontos de passagem entre as pessoas e seus convidados, ela merece um acabamento especial. Dessa forma, uma ou até mesmo todas as paredes da sala com Cimento Queimado pode ser um destaque a mais no ambiente. Confira diferentes referências de cores para sala e se inspire!

As escolhas moveleiras também podem seguir com um olhar mais rústico para que proporcione um destaque maior para as pinturas.

Paredes de Cozinhas com Cimento Queimado

A utilização de Cimento Queimado em paredes de cozinhas pode proporcionar uma infinidade e escolhas para os móveis deste ambiente. 

Se, por exemplo, essas paredes receberem uma textura mais escura, os móveis podem ser em uma cor mais clara.

Saiba mais sobre como o cimento queimado é ideal para esse ambiente em nosso conteúdo sobre melhores opções de revestimento para cozinha!

Paredes de banheiros com Cimento Queimado

Outro ambiente que também pode receber a textura de Cimento Queimado é o banheiro, ainda mais se a ideia é montar um ambiente mais minimalista.

Para este cômodo da residência, as cores mais escuras acabam se destacando, principalmente se os móveis forem claros.

Como preparar a parede para aplicar o Cimento Queimado?

As massas de efeito Cimento Queimado da Decor Colors, por exemplo, não precisam de longos trabalhos de preparação da parede para fazer a sua aplicação.

Por ser um dos produtos e técnicas de pintura mais versáteis disponíveis no mercado, ela pode ser utilizada tanto em superfícies de reboco, de massa corrida ou massa acrílica, gesso e, até mesmo drywall.

Dessa forma, é importante sempre estar atento para o estado de conservação que está o local em que o Cimento Queimado será aplicado, afinal, não adianta de nada aplica-lo diretamente no tijolo, ou em um ambiente em más condições de preservação.

Todos os produtos necessários para aplicar o efeito de Cimento Queimado estão na Decor Colors.

Sendo assim, em paredes que já são brilhosas, é necessário lixá-la e deixa-la porosa. Em paredes com muita humidade, é importante fazer um tratamento para resolver este problema e, posteriormente, aplicar o efeito de Cimento Queimado nela, o mesmo deve ser feito em locais com mofo. (saiba como tirar mofo da parede)

Outras superfícies como as paredes calcinadas, que, em outras palavras são aquelas manchas que podem aparecer em locais que já receberam alguma pintura e provocam um descascamento destas tintas, para isso, se faz necessário aplicar antes um fundo preparador e depois o Cimento Queimado.

Em locais feitos à base de gesso, é necessário aplicar uma tinta de gesso antes ou, até mesmo, o próprio fundo preparador.

Efeito de Cimento Queimado no piso, é possível?

Para completar o leque de versatilidade da utilização da textura de Cimento Queimado, ele também pode ser aplicado no piso. Isso, claro, pensando em ambientes que querem levar um ar mais industrial, ou até mesmo proporcionar um destaque maior para a mobília de um determinado ambiente.

Esse piso que leva o efeito de Cimento Queimado é muito ligado aos ambientes que carregam consigo uma experiência urbana. E, não é porque a textura foi utilizada na sala, por exemplo, que todos os outros cômodos da residência precisam seguir esse padrão.

O piso em Cimento Queimado é de fácil limpeza, o que pode ser um dos grandes diferenciais por utilizar esta técnica.

Cimento Queimado em Pisos Cerâmicos

O efeito de Cimento Queimado pode ser aplicado em pisos cerâmicos e de porcelanato. Para isso, é necessário antes fazer a aplicação do fundo wash primer, ou até mesmo de argamassa, para tapar os rejuntes e nivelar este local.

Na Decor Colors você encontra todos os produtos necessários para fazer a aplicação do efeito Cimento Queimado no piso.

E, posteriormente desse trabalho de nivelação, a textura de Cimento Queimado já pode ser aplicada no piso.

Cimento Queimado em Contra Piso

Pensando naqueles locais que ainda não possuem um piso, que está diretamente no cimento, é possível também fazer a aplicação do efeito Cimento Queimado.

O Kit completo para aplicação de Cimento Queimado em Contra Piso você pode conferir na loja da Decor Colors.

Para isso, é necessário antes passar uma argamassa e, posteriormente fazer o efeito e, por fim, utilizar um selante que dará uma proteção maior para este piso.

Passo a passo para utilizar o Cimento Queimado da Decor Colors

Agora que passamos e entendemos sobre todos os tópicos relacionados a textura de cimento queimado, podemos partir para a parte técnica e entender como utilizar as tintas com esse efeito da Decor Colors.

Confira o nosso passo a passo. 

Primeiro Passo

O primeiro passo para é deixar a superfície que receberá o Cimento Queimado pronta. Para isso, vale a pena retornar aos tópicos sobre parede e piso, conforme for o local de aplicação.

Segundo Passo

Posteriormente, abrir a lata, mexer e aplicar a primeira demão com pouco produto na espátula sempre fazendo movimentos curtos e sem deixar excesso.

Terceiro Passo

Já o terceiro passo, é esperar secar a primeira demão e aplicar a segunda demão, seguindo o “passo 2” e esperar secar novamente.

Cuidados a mais com a aplicação da textura de Cimento Queimado

Ainda assim, é importante se atentar para algumas observações sobre a utilização das tintas da Decor Colors.

O Cimento Queimado Diamantado Aveludado, por exemplo, não aceita lixa, dessa forma, é necessário tomar cuidado para não deixar alto relevo.

E, também, a percepção de cores, tanto para o Rústico como para o Diamantado, pode variar de acordo com vários fatores, como o lote, as dimensões do ambiente, a iluminação, os tipos de superfície e até mesmo as diversas resoluções de monitores. 

As cores também podem variar de acordo com os lotes, por isso é muito importante solicitar o mesmo lote de produto caso seja necessária a continuação da pintura em outro momento.

× Como posso te ajudar?